Quadrilátero Ferrífero (MG)
Sobre a área
Se estende por uma área aproximada de 7.000 km2, na porção central do Estado de Minas Gerais, e representa uma região geologicamente importante do Pré-Cambriano brasileiro. Esta região foi assim denominada devido a orientação das principais serras que a limitam, constituídas de minério de ferro, que descrevem um quadrilátero ao delimitar a área.
É uma área vizinha a Belo Horizonte formada pelas cidades de Sabará, Rio Piracicaba, Congonhas, Casa Branca, Itaúna, Itabira, Nova Lima, Santa Bárbara, Mariana, Ouro Preto, entre outras.
A descoberta de ouro nessa área ocorreu no final do século XVII, fato que proporcionou a criação de importantes cidades mineiras e também atraiu grandes fluxos migratórios de mineradores, contribuindo para a ocupação do interior do Brasil, visto que nesse período a população se concentrava nas áreas litorâneas.
Atividades no Local
O Quadrilátero Ferrífero continua sendo a região de maior concentração urbana de Minas Gerais,além de ser uma área de fundamental importância para o desenvolvimento econômico estadual.
A intensa exploração desses recursos sem uma devida preocupação ambiental desencadeou uma série de impactos na natureza. Entre os problemas detectados estão a poluição do lençol freático e do solo, perda de biodiversidade, descarte inadequado de resíduos perigosos e erosões.
Porém, atualmente, o local é fiscalizado por órgãos ambientais, sendo necessário o comprimento de leis rígidas para a exploração dos minérios, garantindo, assim, a redução dos transtornos provocados pela mineração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário