Sem perspectivas profissionais da mineração abandonam o Brasil
A crise que afeta a mineração e a pesquisa mineral está fazendo com que profissionais do setor abandonem o Brasil.
Em poucos dias recebemos centenas de contatos de profissionais das áreas de geologia e das Ciências da Terra interessados nas oportunidades de emprego no Canadá.
A desesperança é geral.
Os principais motivos que levaram essas centenas de profissionais, altamente qualificados, a cogitar uma mudança tão dramática, gravitam em torno de: falta de oportunidades no Brasil, violência urbana, corrupção e ausência de perspectivas no curto médio prazo.
A maioria está decepcionada com este Governo que abandonou a mineração e a pesquisa mineral há muito tempo.
O que nós do Portal do Geólogo experimentamos foi uma pequena amostra do que está ocorrendo, silenciosamente, no Brasil.
Segundo dados obtidos pela Globo junto à Receita Federal, o número de pessoas que está emigrando aumentou em 67% nos últimos quatro anos.
Uma delegação canadense, que visitou o Brasil em março, com oferta de empregos em Quebec, para brasileiros fluentes em Francês, foi surpreendida com o número de profissionais interessados. Em uma semana o site do órgão de imigração foi inundado por 140.000 brasileiros em busca dos empregos oferecidos pelos canadenses.
A maioria dos profissionais que buscam na emigração a solução para os seus problemas faz parte de uma elite cultural que busca a Receita Federal para regularizar a sua situação antes de abandonar o Brasil.
Mas o número real é muito maior.
Somente em 2014 o número oficial de declarações de saída do Brasil totalizou 13.288. Espera-se um aumento exponencial para 2015 e 2016 quando a crise político-econômica que atinge o Brasil deve atingir o seu pico.
Enquanto o Brasil perde profissionais altamente qualificados por uma porta, em outra ele recebe, a cada dia que passa, um grande número de imigrantes com pouca ou nenhuma qualificação.
É o empobrecimento cultural de um país cuja riqueza mineral é condenada, por um governo inepto, a permanecer escondida no subsolo.
Um prejuízo que será sentido por gerações...
Nenhum comentário:
Postar um comentário