sábado, 1 de agosto de 2015

Às vezes as pessoas pensam que os topázios sempre são azuis ou amarelos

Às vezes as pessoas pensam que os topázios sempre são azuis ou amarelos. Na realidade, os topázios ocorrem numa vasta gama de matizes, sendo os vermelhos e roxos os mais apreciados. Os topázios azuis são abundantes no mercado. Para a surpresa de muitos, o seu azul raramente é natural. Em geral, o azul é derivado de tratamento. A partir dos anos 1970, a combinação de radiação e tratamento térmico possibilitou a produção de tons de azul, tornando essa variedade conhecida e farta.

Image
Foto: Gemological Institute of America

A variedade mais prezada é oriunda de depósitos brasileiros, localizados no estado de Minas Gerais. A famosa Mina do Capão produz o raríssimo topázio Imperial, reconhecido mundialmente como o topázio mais valioso. Costuma-se  dizer que os matizes desta variedade reproduzem o leque de cores de um amanhecer ao por do sol.

Image
Foto: Gemological Institute of America
Os responsáveis pelos matizes das distintas variedades de topázios são os elementos de impureza ou defeitos estruturais. O elemento responsável pelas cores rosadas, avermelharas e violetas é o cromo. Já as imperfeições em nível atômico, na estrutura do cristal da gema, podem produzir topázios azuis, marrons e amarelos. O vermelho, entretanto, é o mais desejado de todos e representa menos da metade de um porcento de todos os topázios encontrados.                                                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário