sábado, 8 de agosto de 2015

Prefeitura de Coromandel apóia reabertura dos garimpos

Prefeitura de Coromandel apóia reabertura dos garimpos


A prefeitura de Coromandel vai apoiar todas as iniciativas para a reabertura dos garimpos no município. A parceria com as cooperativas para a realização de pesquisas é uma delas.
No último sábado, uma equipe da CPRM – Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais, autarquia ligada ao DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, esteve na região de Santo Inácio para apresentar o Projeto Diamante Brasil – uma pesquisa que tem o objetivo de informar e dimensionar as áreas de cavas na região. Este é um projeto piloto que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mineração e também da COOPERGAC – Cooperativa de Garimpeiros de Coromandel. O projeto tem como meta integrar as características da geologia do diamante incluindo fontes primárias e secundárias. Outra vertente do projeto diz respeito à discussão geológica dos garimpos de diamante, que ainda desempenham um papel de destaque na economia brasileira e possuem importante valor histórico. Para o coordenador responsável pelo projeto Diamante Brasil, geólogo Valdir Silveira, as pesquisas desenvolvidas são importantes para todas as esferas da sociedade. “É fundamental gerar dados na área de diamantes para fomentar pesquisas por empresas do setor e também suprir o governo com informações sobre o tema”, diz. O processo de execução é desempenhado por técnicos da CPRM situados nas regiões diamantíferas. A equipe responsável pelo trabalho nessas áreas conta com técnicos capacitados e até mesmo consultores internacionais especializados no tema. O prazo de entrega era previsto para o final de 2010, porém, devido a algumas pesquisas específicas, poderá estender- se até 2014. (Fonte: CPRM)
Uma das metas do projeto é realizar um banco de dados de ocorrências diamantíferas no Brasil e vinculá-lo a pólos produtores, distritos e províncias diamantíferas. Haverá um banco físico com amostras de rochas e gemas que serão caracterizadas. Além disso, todos esses dados também estarão disponíveis no Geobank da CPRM para consulta pública.
O presidente de honra da COOPERGAC, Dario Machado Rocha afirmou que esperava por esse momento há doze anos. “A iniciativa vai trazer dignidade para os pequenos garimpeiros de Coromandel”, disse Dario.
A contrapartida da cooperativa é o trabalho. O Projeto Diamante Brasil é executado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário