Voce sabe o que e NPV?
A cada dia que passa a mídia especializada se enche de palavras e acrônimos que contém um enorme significado embutido no seu contexto. Estou falando de:
-NPV
-PV
-IRR
-Payback time
-EVA
-all-in cash costs -CAPEX
-OPEX
-EBITDA
-cash flow
Se você é um geólogo de exploração mineral que é ou vai ser, um dia, chefe de projeto ou executivo de uma empresa de mineração é bom saber, muito bem, o significado desses acrônimos.
Pois é, você tem que conhecer, não existe outra forma quando o assunto for avaliação econômica de projetos e de minas ou compra de empresas. Todo o executivo de empresa de mineração deve ser um excelente entendedor da economia mineral e lidar com esses conceitos, naturalmente, no seu dia-a-dia.
As coisas mudaram...
O interessante que esse approach era totalmente desconhecido da geologia e até o final da década de 70, nada disso era ensinado nas Universidades. Foi a fase da geologia romântica onde quem comprava as minas, as empresas e os projetos de mineração eram os economistas que nada sabiam de geologia.
Foi quando o canadense Brian MacKenzie, professor da Universidade de Queens, viu a oportunidade e trouxe para a geologia a economia mineral moderna e os conceitos de cash flow voltados para a avaliação de oportunidades minerais.
Que eu saiba eu fui o primeiro brasileiro a fazer o curso do Brian em 1977. Na época ele havia sido contratado pela Shell South Africa para ministrar o curso para os geólogos da Shell, na África do Sul onde eu trabalhava.
Foi um mundo novo se descortinando. A partir do Brian Mackenzie a exploração mineral, dentro da geologia, passou a fazer sentido econômico e os geólogos deixaram de ser os “poetas da mineração” como muito engenheiro costumava dizer. Foi a plataforma de lançamento para os primeiros geólogos-empresários que hoje são os donos e CEOs de uma multitude de empresas no mundo mineral.
Nós, que fizemos o curso, imediatamente espalhamos a notícia (ainda não havia internet) mas, mesmo assim, em poucos anos o Mineral Economics Course do Brian Mackenzie passou a ser o mais popular de todos os cursos na geologia mundial levando dúzias de brasileiros até a Universidade de Queens, no Canadá e mudando, definitivamente, a geologia e a economia mineral.
Mais tarde, Brian e seus ex-alunos aportaram no Brasil, a partir da década de 90, quando inúmeros cursos de economia mineral foram ministrados beneficiando aquelas gerações de geólogos.
Esse não é o seu caso?
Meu amigo(a), se você não aprendeu esses conceitos na Universidade ou na vida profissional não perca mais tempo. Estude, ou melhor, faça um bom curso. Imediatamente!
Não há lugar, no mundo dos executivos da mineração e dos profissionais de geologia em cargos de chefia de projetos para geólogos que não dominam esses conceitos.
Ser um analfabeto da economia mineral é pecado grave no mundo atual.
Se você for estudante de geologia e a sua Universidade não tem um curso específico sobre esse assunto dentro da geologia econômica abra o olho e, literalmente, obrigue a Universidade a implementar esse curso.
Aí vai o meu conselho para esse carnaval: estude o que é NPV e suas implicações: o samba não vai ajudar na próxima avaliação de um projeto que a sua empresa for comprar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário