Compradores VIPs de diamantes resistem a preços que aumentaram os lucros da De Beers
Depois que 30 por cento de seus diamantes brutos não encontraram compradores na venda de março, inesperadamente a unidade da Anglo American Plc reduziu os preços em cerca de 3 por cento na semana passada. Em fevereiro, a empresa disse que estimava a aplicação de um aumento neste ano.
A inversão é um sinal de que o CEO Philippe Mellier foi longe demais com a estratégia dos últimos quatro anos de aumentar os lucros da empresa exigindo mais dinheiro de seu seleto grupo de compradores. Esse modelo está sendo colocado sob pressão em um momento em que os chamados sightholders -compradores atacadistas autorizados - dizem que estão pagando uma quantia maior pelos diamantes brutos do que aquela pela qual conseguem vendê-los.
"As pessoas estão dando um basta", disse Nurit Rothmann, corretor de diamantes brutos em Israel. "Você não pode comprar com perda só para estar em um clube VIP".
A De Beers preferiu não comentar.
Durante quase um século, ser cliente da De Beers significava ter um assento na mesa principal do setor e uma chance de lucros generosos. A De Beers vendia diamantes brutos abaixo do preço do mercado e em troca era pedido que os sightholders comprassem todas as pedras que lhes eram oferecidas pelo preço de lista. As rejeições eram malvistas e os melhores clientes, recompensados com um presente ocasional, um enorme diamante com grande desconto conhecido como "excepcional".
Engenheiro mecânico
O modelo foi invertido em 2011 com a contratação de Mellier. Engenheiro mecânico, ele passou a maior parte de sua carreira trabalhando com carros e trens, mais recentemente como chefe da unidade de transporte da Alstom SA.
Ele mudou a estratégia da De Beers, aumentando os preços e ao mesmo tempo sendo mais compreensivo quando os compradores rejeitavam algumas pedras. O novo modelo foi baseado na premissa de que se todos os diamantes estavam sendo comprados, a empresa não cobrava o suficiente. A empresa também fechou um acordo, em 2011, para comprar a participação de 40 por cento da família Oppenheimer na produtora de diamantes, por US$ 5,1 bilhões.
A estratégia funcionou. Sob a liderança de Mellier, a De Beers praticamente triplicou seu lucro operacional para US$ 1,36 bilhão no ano passado reduzindo a diferença entre seu preço para as pedras brutas e o mercado secundário à vista.
Pessimismo sobre demanda
A Anglo colheu o benefício porque as receitas da De Beers subiram 11 por cento, para US$ 7,1 bilhões, em 2014. Foi a unidade de melhor desempenho da Anglo, respondendo por mais de 27 por cento dos lucros da empresa de mineração com sede em Londres.
Embora isso tenha reforçado os lucros da Anglo, os maiores players do setor, da Antuérpia a Tel Aviv, estão tirando pouca vantagem de serem sightholders. A De Beers não conseguiu vender 30 por cento das pedras oferecidas em sua venda de março, segundo a publicação comercial Rapaport, em meio a um crescente pessimismo a respeito da demanda neste ano.
"A De Beers tem sido muito agressiva", disse Anish Aggarwal, sócio da empresa de consultoria do setor Gemdax, com sede na Antuérpia. "Você não pode precificar de forma sustentável acima dos fundamentos do mercado, da oferta e da demanda, e eles fizeram isso durante pelo menos três trimestres".
Preços dos diamantes
Enquanto a De Beers elevava seus preços, o mercado registrava um declínio. Os preços dos diamantes brutos caíram 1,2 por cento no primeiro trimestre, segundo dados da WWW International Diamond Consultants, com sede no Reino Unido, após uma queda de 6,9 por cento nos últimos três meses de 2014, maior redução trimestral em mais de dois anos.
Ser
um sightholder não rende os retornos de antes, mas pode demorar até que
os que estão nessa condição estejam dispostos a renunciar à chance de
comprar diamantes do maior nome do setor.
"Trata-se de uma
empresa que ainda tem apelo, uma marca realmente prestigiosa do setor,
mas já não é algo essencial", disse Aggarwal. "Antes, a meta era
conseguir um acordo de fornecimento de diamantes brutos com a De Beers. O
que conta hoje é o que fazer com o diamante bruto quando você o tem em
mãos".Título em inglês: VIP Diamond Buyers Resist De Beers Pricing That Boosted Profits
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