sábado, 19 de setembro de 2015

PF faz operação contra exploração ilegal de ouro em garimpo no AM

PF faz operação contra exploração ilegal de ouro em garimpo no AM

Proprietários de garimpo já foram identificados e tiveram prisão decretada.
Ação ocorreu na cidade de Maués, interior do estado

A Polícia Federal do Amazonas deflagrou uma operação para desarticular um esquema de exploração ilegal de ouro e degradação ambiental no garimpo Filão do Abacaxis, localizado no município de Maués. A ação teve início na quinta-feira (17).
A PF informou que a área do garimpo foi invadida em 2012 e vem sendo usada por grupo econômico ligado a uma empresa para lavar os lucros recebidos com a exploração de ouro retirado do local.

A investigação identificou que aproximadamente 70 hectares de floresta foram derrubados para permitir a exploração do garimpo e que mais de 8.000 quilos de ouro já foram extraídos do local desde sua invasão, o que importa na quantia de mais de R$ 700 milhões, e a reserva é muito grande, talvez mais de 500 toneladas de ouro.
"Apenas na conta de uma das secretárias da empresa investigada foram movimentados mais de R$ 62.000,000 em período inferior a um ano", comunicou a PF.
Duas pistas de pouso clandestinas que servem de apoio ao garimpo foram destruídas (Foto: Polícia Federal/Divulgação)Duas pistas de pouso clandestinas que servem
de apoio ao garimpo foram destruídas
Os proprietários do garimpo já foram identificados e tiveram prisão preventiva decretada pela 7ª Vara Federal do Amazonas.
Além do cumprimento de três mandados de prisão, a Polícia Federal cumpre ainda quatro mandados de busca e apreensão e seis mandados de condução coercitiva nos estados de São Paulo, Santa Catarina, além do Amazonas.
"Por se tratar de área de floresta e para garantir que a prática dos crimes ambientais não tenha continuidade, duas pistas de pouso clandestinas que servem de apoio ao garimpo bem como o maquinário utilizado na extração do ouro estão sendo destruídos mediante parceria com o Exército Brasileiro e o IBAMA", informou a Polícia Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário