Vale: a um passo de perder bilhões para a Rio Tinto
O infame caso de Simandou na Guiné, onde a Vale e a israelense BSGR são acusadas de corrupção pela Rio Tinto tem um novo desdobramento.
A Rio Tinto, que está processando a Vale por bilhões, arrastou a gigantesca firma de auditoria Ernst & Young para dentro da batalha judicial.
Segundo a Rio a E&Y alterou, a pedido da Vale, uma avaliação sobre o risco de corrupção na Guiné. Se isso for comprovado será um prego definitivo no caixão da Vale que poderá ter que pagar bilhões de dólares de compensação para a Rio Tinto neste escabroso caso de roubo e corrupção.
A Rio solicitou o relatório de due diligence feito pela Ernst & Young em 2010.
Neste relatório acredita-se que a E&Y informou a Vale de que a BSGR havia feito práticas de corrupção para se apoderar de grande parte do gigantesco jazimento de minério de ferro de Simandou, que era da Rio Tinto até ser confiscado pelo Governo da Guiné.
Como sabemos a Vale nada fez e continuou com o negócio o que, segundo a Rio, demonstra claros sinais de conivência e conspiração.
No momento atual perder bilhões será um preço elevadíssimo a ser pago pela Vale que parece ganhar a guerra do minério de ferro, mas perder a da justiça...
Nenhum comentário:
Postar um comentário