GARIMPOS!!. MATÉRIA EXCLUSIVA SOBRE A VIDA NOS GARIMPOS DE OURO DA AMAZÔNIA NAS MARGENS DO RIO TAPAJÓS
-Garimpos da Amazônia Rio Tapajós
-Para você que nunca teve a chance de ir em um garimpo de ouro lugar Conhecido como Baxão palavra popular usada pelos Garimpeiros que trabalham dentro dos Barrancos de ouro.
-Fomos ate lá e vamos tentar mostrar através dessa matéria um pouco da vida dos garimpeiros e suas historias muitas das vezes desconhecidas pela maioria das pessoas
-Vamos junto embarcar nessa jornada que foi muito dificio mas gratificante em estar conhecendo esse lugar.
-Nosso ponto de partida foi a cidade de santarem do Pará Onde pegamos o primeiro ônibus em direção a cidade de itaituba cerca de 360 km de distancia.
-Em seguida passamos para o outro ônibus onde fomos ate uma currutela nas margens do Rio Arurí da BR 163 e foi mas uma distancia de 300 KM totalizando cerca de quase 700 KM no período de 12 horas de viagem já que a rodovia federal BR 163 não e asfaltada na parte do Pará.
-Após chegarmos lá a noite tivemos que ficar de baixo da ponte pois não conhecíamos ninguém no meio do nada mas Graças a Deus achamos um lugar onde conseguimos colocar a nossas redes em baixo de uma varanda de uma casa onde tinha varias outra redes e ninguém conhecia ninguém e assim foi a nossa primeira noite.
-Ao amanhecer o dia umas 3 horas da madrugada o CANOEIROS que e que leva as pessoas e mantimentos além de óleo diesel para vender para os garimpos, começou a acordar os que queriam subir o rio em direção os barranco de ouro e embarcamos nessa com varias pessoas que foram para tentarem ganhar a vida nos garimpos e passamos por vários Barracos e ao chegarmos em nosso ponto de chegada tínhamos andado um período de 12 horas sem para e estávamos morrendo de fome e cansaço.
-Ao chegarmos fomos recebidos por um dos donos dos garimpos que nos levou para jantarmos e em seguida nos deu um lugar para dormir ali tivemos que aprender a colocar mosquiteiro pôs e no meio da floresta e esta cheio de mosquitos além dos mosquitos da malária, agora depois de tudo pronto no escuro pois não tem luz dormimos.
-No dia seguinte começa cedo as 3 horas da manhã onde a cozinheira já esta fazendo a merenda para todos os que fazem parte da aquele Barraco cerca de 20 pessoas onde estávamos.
-Então cada garimpeiro começa a si levantar e arrumar seus objetos de trabalho como facão, foice, carotes do óleo e vários outro materiais usados em garimpos.
-Após tomarem um café com bolo e Tapioquinha eles saiam para a labuta atrás do tão procurado ouro
-Mas de onde fica o Barraco que dormem os garimpeiros ate os pontos onde e furado para retirar o ouro e cerca de 40 minutos andando no meio da mata.
-Por apenas um caminho pequeno já nesse percurso vários animais peçonhentos tais como cobra onde dava ate medo de estar Mas estávamos com Bota de Borracha para proteger.
-Ja no Barranco tivemos que descer em uma escada para dentro do buraco da altura de cerca de 10 metros de profundidade fato esse que fez com que muitos garimpeiros morressem em outros Garimpos aterrados quando desmorona um desses barrancos de terra.
-Ali vimos a dificuldade que e enfrentado todos os dias pelos garimpeiros em um lugar onde não tem nada apenas a mata.
Mas são pessoas muito sofridas e acabamos ate gostando de ver como de certa forma são legais.
-Eles tem primeiramente que furar a terra com bicos jatos em seguida a lama que sai e direcionada pelo uma vala cavada no Chão para um outro buraco onde tem mais um garimpeiro que fica com uma mangueira conhecida como maraca que e a
-Responsável por chupar a aguar ´´lama´´ que leva o ouro junto para uma caixa igual essa da imagem onde tem uma espécie de carpete que e onde fica preso os pós de ouro.
-Após uma semana assim os garimpeiros vão fazer a despesca do ouro nas caixas da seguinte forma liga a maquina o jato em uma agua bem fraca para ficar apenas escorrendo dentro das caixas em seguida fica mas dois sacudindo o carpete ate soltar cada pó do ouro que ficou presos nos carpetes já mas em baixo fica mas dois garimpeiros
com o azougue concentrando os pós do ouro e fazendo uma espécie de pasta Prateada.
-Após o dono do garimpo pega o ouro e leva para lavar nas margens do rio para lavar ficando assim só o ouro dentro da Batera. em seguida ele e queimado para retirar toda impureza e fica apenas o ouro mas puro sem misturas que vai servir para o garimpeiro vender e pagar sua despesa e suprir suas necessidades.
-Poxa eu já to ate cansado só de lembrar da aquela viagem aos garimpos alem de toda equipe ter pegado de Lembranças a MALARIA que e o coisinha ruim Garimpos do rio Tapajós no Pará
espero que tenha mostrado um pouco da vida dos garimpeiros guerreiros do Tapajós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário