terça-feira, 27 de outubro de 2015

O garimpo em Pontes e Lacerda, será o fim da alegria?

O garimpo em Pontes e Lacerda, será o fim da alegria?

A existência de um garimpo a aproximadamente 30km de Pontes e Lacerda tem atraído milhares de pessoas de todas as partes do Brasil em busca do metal precioso, junto com as várias pessoas que saem de suas cidades, vem também o desejo de encontrar o ouro e mudar de vida.
garimpo-1
Foto: Adriano Monezi/Guia Lacerda
O ouro existe sim, mas nem todos tem a “sorte” de encontra-lo, muitos dos garimpeiros que estão na serra do Caldeirão, já cavaram vários metros de profundidade e ainda não encontraram nada, já outros, cavaram poucos metros e encontraram o metal.
DSC_0026
Garimpeiro trabalhando a 7 metros de profundidade durante a noite. Foto: Adriano Monezi/Guia Lacerda
Nossa cidade após a descoberta do ouro tem e está tendo um grande movimento em diversas áreas no comercio local. Hotéis lotados, os taxistas não param de levar novos passageiros até o garimpo, vendas de ferramentas para mineração, aumento nas vendas de combustível, mercados com um fluxo maior de clientes, enfim…
O dinheiro voltou a circular em nossa cidade em vários setores, por um outro lado, a mão de obra em algumas atividades você não encontra facilmente pelo fato das pessoas terem largado a profissão e terem ido para o garimpo. Funcionários de empresas, pedreiros, empresários, borracheiros, ricos e pobres estão lá tentando a sorte.
Fotos de gigantescas pepitas de ouro (que na maioria das vezes são falsas) tem atraído a cada dia mais e mais aventureiros para a nossa cidade. O celular da nossa equipe não para de tocar, são pessoas de diversos estados do Brasil nos ligando e perguntando sobre o garimpo, e nós temos informado sobre a realidade e também alertado os novos aventureiros que pretendem saírem de suas cidades e migrarem pra cá.
Até o momento, não ouve nenhuma incidência no garimpo como nós temos visto em outros veículos de comunicação as que são de fora e que não conhecem a realidade do garimpo. Não está faltando suprimentos básicos, como nós lemos em outros sites.
O que se vê lá no garimpo são pessoas trabalhando duramente dia e noite, escavando, peneirando, carregando sacos de areia nas costas serra a baixo e batendo picareta para quebrar pedras.
DSC_0032
Mulher peneirando a terra em busca de pepitas. Foto: Adriano Monezi/Guia Lacerda
Segundo o site Olhar Direto noticiou na tarde de ontem (16/10) o juiz federal Francisco Antônio de Moura Junior, da 1ª Vara Federal de Cáceres mandou fechar o garimpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário