Rutilos… Nem tudo que reluz, é ouro!! (…e nem todo negócio é da China!!)
Pra quem trabalha com pedras, é normal sempre estar respondendo a perguntas e curiosidades. Afinal, as pedras despertam paixões e curiosidades …
No caso do quartzo rutilado, a coisa mais comum (e tb uma das mais engraçadas), é a confusão do rutilo dourado com ouro… Muitas vezes já ouvi a pergunta “Pq vc não quebra a pedra e tira o ouro lá de dentro? Não seria mais valioso?”
Pra quem conhece sobre o assunto, parece bem engraçada essa pergunta… mas é muito mais comum do que imaginamos! Afinal, ninguém tem obrigação de saber o que são inclusões em pedras! =)
Pois bem… para a decepção de muitos, como diz o ditado “nem tudo que reluz é ouro” e portanto, os fios dourados, são, na verdade, Rutílios, um tipo de mineral composto de dióxido de titânio.
O Rutilo dourado é o mais valorizado, mas existem outras cores de “cabelos”. Vermelhos, cobre, prateados, azuis, violeta… Os “rutilos” pretos, na verdade são inclusões de turmalinas negras, e existem tb os quartzos com inclusões de peridoto, que parecem rutilos.
O Rutilo pode conter até 10% de ferro, tem brilho metálico e o mais comum é encontra-lo nas cores marrom e vermelho. Daí o nome “Rutilo”, que vem do latim “Rutilus” que significa “Vermelho”.
O quartzo rutilado sempre teve produção abundante no Brasil, porém é uma pedra que dificilmente encontramos bruta para comprar ( quantidade para comercialização ). O contrabando para a China acabou com a oferta de quartzo rutilado bruto no Brasil.
Os chineses dominaram o mercado de forma injusta e compram toda a produção bruta dos quartzos rutilados ainda no garimpo. São toneladas de mercadoria bruta, de todas as qualidades, que deixam o país por um preço simbólico. No processo de exportação as pedras melhores são colocadas por baixo das pedras baratas e assim uma infinidade de pedras de excelente qualidade se vão a preço de banana. Na China, elas são manufaturadas a preço escravagista e dessa maneira os chineses detém todo o mercado de quartzo rutilado.
Pensa que tá ruim? … pois pode ficar pior…
Sabe como essa mercadoria que sai daqui é paga? Parte é paga com mercadoria já beneficiada. Isso já é praxe, e é sabido que não existe negociação se não for dessa forma. Um verdadeiro negócio da China.
Ano passado vários chineses foram presos no sul da Bahia e norte de MG por contrabando. Leia a reportagem aqui,aqui e aqui. Mas prisões ou punições são realmente raros.
Tudo isso fez disparar o preço do Quartzo Rutilado num curto espaço de tempo. Ano passado, na FIPP o quartzo rutilado mal deu as caras, aparecendo somente em pedras de estoque.
No nosso caso tb tem sido assim. Nossas criações estão sendo feitas com pedras do estoque da época em que conseguíamos comprar rutilos escolhidos, de todos os tipos e cores…
Até quando iremos enriquecer outros países com nossas riquezas???
Enquanto a fiscalização não for intensa e insubordinável, continuaremos a fazer papel de bobos …
Deliciem – se com mais anéis e rutilos essenciais!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário