segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Cunha e o Código de Mineração

Cunha e o Código de Mineração



 
O mundo mineral brasileiro já cansou de tanto esperar pelo abominável “novo” Código de Mineração. A mineração e a pesquisa mineral brasileira nunca estiveram tão esquecidas por um governo. Por anos o código tramita e NUNCA é votado penalizando a sociedade, os municípios e o País.

Quando todos imaginavam que a votação iria ocorrer e que a versão de Leonardo Quintão já estava enxuta e aprovada pela maioria, ficamos sabendo, com profundo aborrecimento, que existe mais um entrave à aprovação do código: o Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

Cunha, ainda no ano passado, resolveu criar mais uma comissão.

Como sabemos já existiram dúzias de comissões e de reuniões que levaram ao texto final de Quintão. Por que mais uma comissão?

Alguns acreditam que se trata de mais uma forma de se locupletar, de extrair dinheiro dos mineradores interessados e de exercer poder dentro da Câmara.

Sendo essas hipóteses verdadeiras ou falsas o fato é que o notório Cunha, já nos seus estertores, conseguiu paralisar a mineração brasileira mais uma vez. Da mesma forma como ele atrasa o País com sua estratégia egoísta.

O desrespeito com o setor e com a sociedade brasileira é a marca registrada desses políticos e deste governo.

Segundo Quintão “ não há mais nada a debater”, mas Cunha se manteve irredutível.

Infelizmente o rompimento das barragens da Samarco veio, indiretamente, fortalecer a posição do já infame Presidente da Câmara.

Era tudo o que Cunha e seus pares queriam: uma nova brecha para rever o hiper-remendado Código de Mineração.

A desgraça de uns em Mariana é a alegria dos deputados que irão se beneficiar de mais uma lucrativa comissão especial.

E a sociedade brasileira? Para os excelentíssimos políticos que a representam...o povo pode continuar esperando. Afinal, esses “ senhores” não conseguem olhar além do próprio bolso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário