Desastre da Samarco: onde estavam as sirenes?
Publicado em: 10/11/2015
O desastre da Samarco entrará para a infame lista dos maiores de toda a história do Brasil. Somente os impactos ambientais serão sentidos por décadas e poderão inviabilizar a água, a flora e a fauna de centenas de quilômetros de drenagens atingidas pela lama ferruginosa da Samarco.
Como sempre depois do roubo vêm os cadeados...
As autoridades, tentando se eximir das responsabilidades, paralisam a mineradora da Vale e da BHP-Billiton: começa a busca dos culpados e das causas deste acidente.
Do outro lado deste drama as famílias enterram os seus mortos e perdem a esperança de encontrar as dezenas de pessoas desaparecidas.
No meio do caos e da destruição que aniquilou a pequena e bucólica Bento Rodrigues a seguinte pergunta se sobressai:
Onde estavam as sirenes que poderiam ter evitado a morte de dezenas?
É simplesmente surreal a constatação de que a Samarco não investiu no mais básico de todos os equipamento de prevenção: um sistema de alarme para avisar a população das cidades ribeirinhas que seriam arrasadas, como o foram, no caso do rompimento das barragens.
Um sistema que custa alguns milhares de reais e que poderia ter salvado vidas e propriedades.
A explicação da Samarco, sobre essa enorme negligência, de que a empresa telefonou para algumas pessoas em Bento Ribeiro seria hilariante se não fosse absolutamente trágica.
E, para completar o quadro de ineficiência, no sábado após o acidente, a mineradora (finalmente) instalou sirenes em pontos estratégicos para alertar o pequeno grupo do resgate sobre um possível rompimento da terceira barragem de rejeitos...
Por que então não haviam instalado esse sistema, tão básico, no início da operação mineira?
Será que as outras barragens de rejeito da Vale, em outras minas no Brasil, ainda estão como a do Germano sem nenhum sistema de alarme para avisar a população sobre eventuais riscos?
Ou a mineradora , somente agora, está correndo contra o tempo e implantando as sirenes que não salvaram vidas e propriedades em Bento Rodrigues?
Nenhum comentário:
Postar um comentário