Garimpo ilegal e corrida pelo ouro perdem força em Mato Grosso
Por determinação da Justiça, muita gente foi embora de Pontes e Lacerda.
Polícia segue no local para garantir o fim das atividades.
Garimpeiros só podem entrar na região para recolher máquinas, ferramentas e objetos pessoais. Ouro não pode e os policiais revistam tudo.
O prazo para os garimpeiros deixarem a região de forma pacífica termina na quarta-feira (11). As forças policiais vão entrar no garimpo na quinta-feira (12) e quem estiver lá, vai ser preso e terá os materiais apreendidos.
Garimpeiros e moradores da cidade defendem que a extração do ouro seja legalizada porque, segundo eles, a economia da cidade melhorou com o garimpo no início do mês passado, quando mais de 7 mil pessoas chegaram à região atrás de ouro.
“A gente está aqui trabalhando honestamente, não é mais honestamente porque o morro pertence à União, mas isso aqui é Brasil e pertence a nós brasileiros”, disse o garimpeiro Joaquim Mazzo.
Atrás do ouro também vêm os problemas. Além do risco de contaminação do solo e da água, os bandidos estão de olho no dinheiro gerado pelo garimpo. Na semana passada, 10 mandados de prisão foram expedidos e segundo as investigações, uma milícia estaria comandando o comércio dentro do garimpo ilegal da Serra da Borda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário