5 TESOUROS DESCOBERTOS MAS INALCANÇADOS
ALGUNS AMALDIÇOADOS NÃO TEM DONO ATÉ HOJE
Você conhece o tesouro de Oak Island?
Você conhece o tesouro de Oak Island?
Imagina mergulhar num lugar paradisíaco e ainda de quebra descobrir um tesouro submerso? Muitos desses realmente existem até hoje, resultado de diversos naufrágios que se espaçaram durante as grandes épocas das navegações nos séculos passados. Apesar de muitos ainda não terem sido descobertos, não é possível dizer se a pessoa que encontrar um tesouro pode se considerar sortuda. Diversos dos tesouros encontrados são considerados amaldiçoados.
Fragata Nuestra Señora de las Mercedes
Fragata Nuestra Señora de las Mercedes
Tesouro da fragata Nuestra Señora de las Mercedes
O primeiro que merce menção é o tesouro da fragata espanhola Nuestra Señora de las Mercedes. Durante a Batalha do Cabo de Santa Maria na costa portuguesa em 1804, o navio afundou levando consigo um tesouro com mais de 500 milhões de dólares em moedas de ouro e prata. Recentemente a empresa americana Odyssey Marine Exploration recuperou o tesouro, mas perdeu tudo em um processo contra o governo espanhol, que pretende colocar todas as peças a mostra no Museu de Arqueologia Marítima em Cartagena.
Fragata Nuestra Señora de las Mercedes
Rota da Fragata Nuestra Señora de las Mercedes
Tesouro da fragata Nuestra Señora de Atocha
A Espanha teve ainda outra fragata afundada mas dessa vez na região da Florida. Vindo do Panamá lotada de ouro, prata, cobre, tabaco, diamantes e outras preciosidades, a fragata Nuestra Señora de Atocha sofreu com um furacão e rapidamente afundou, deixando somente 50 de 300 pessoas vivas. Se limitando à tecnologia da época, o governo espanhol só recuperou metade do tesouro. No final de 1980, o caçador de tesouros Mel Fischer resgatou uma outra grande parte e entrou em uma briga judicial com os Estados Unidos, que pedia 25% do tesouro. Ainda assim nem todo o tesouro foi resgatado, visto que em 2011, parte da equipe de Fischer encontrou um anel estimado em 500 mil dólares. Quem sabe se você não pegar a sua nadadeira e dar um rolê por lá você não encontra a parte principal do tesouro (que ainda não foi encontrada).
Mel Fischer encontrando seu tesouro
Mel Fischer encontrando seu tesouro
Tesouro de Oak Island
Eis o que foi encontrado até hoje durante as escavações do Tesouro de Oak Island
Eis o que foi encontrado até hoje durante as escavações do Tesouro de Oak Island
Apesar dos dois tesouros acima terem sido encontrados no fundo do mar, o mais comum é encontrar os enterrados em alguma terra longinquá. Em 1795 dois adolescentes canadenses encontraram em Oak Island, Nova Escotia, o que parecia um tesouro. No meio do caminho do buraco, se depararam com diversas barreiras como de conchas, areia, madeira, até alcançarem uma pedra com a frase “Há quarenta pés abaixo deste buraco encontrarás 2 milhões de pounds”. Porém, todos que chegaram perto de desbravar o tesouro morreram, fazendo com que esse fosse considerado amaldiçoado. Em 1861 um trabalhador morreu com a explosão de uma bomba de escavação. Quase trinta anos depois um homem chamado Maynard Kaizer morreu quando a polia que segurava o cabo em que estava pendurado se rompeu garantindo uma bela queda. Já em 1951 um escavador escorregou e caiu para a morte no buraco. 15 anos depois Robert Restall, seu filho, e dois trabalhadores que procuravam o tesouro (dessa vez bem equipados com roupas e botas de aventura), se intoxicaram com gases que foram liberados no fundo do buraco. Diz a lenda que 7 pessoas precisam morrer para que o tesouro possa ser descoberto. Seis já foram e ninguém quer ser o sétimo, portanto o tesouro está estacionado.
Tesouro da Mina do Holandês Perdido
Acredita-se que as minas das montanhas da Arizona guardam um enorme tesouro que não consegue ser atingido por causa de uma maldição que foi a razão para os Índios Apache, primeiros a saberem da existência, pararem de procurar. O espanhol Francisco Vasquez de Conrado começou a procurar pelo tesouro, mas parou assim que seus homens começaram a morrer misteriosamente. Logo depois em 1845, Don Miguel de Peralta achou seguiu uma trilha de ouro mas acabou massacrado por um grupo de índios Apache. O mesmo aconteceu mais tarde com um descendente de Peralta e outros caçadores de tesouro até que em 1931, o alemão Jacob Waltz disse ter achado o tesouro mas morreu antes que pudesse revelar a sua localização. Adolf Ruth se inspirou e foi atrás do ouro, mas desapareceu. Dois anos depois encontraram o seu crânio com um bilhete escrito Veni Vidi Vici (Vim, vi, venci em latin), indicando que antes de morrer ele achou o procurado. No ano passado encontraram o jipe, os tênis e o corpo de Jesse Capen, um rapaz de Denver que partiu em uma expedição para encontrar o tesouro três anos antes. Será que maldição é superstição?
Tesouro da Mina do Holanês Perdido
Tesouro da Mina do Holanês Perdido
Tumba de Quin Shi Huang
Esse tesouro foi descoberto em 1974 por fazendeiros que foram desenterrando diversos Guerreiros de Terracota, grandes estátuas que representavam os guerreiros do imperador chinês. Estima-se que haja mais de 6,000 desses guerreiros, cada um muito detalhado e cujos uniformes representavam a sua patente no exército. Tendo morrido em 210 A.C, o imperador teria sido enterrado com diversas mulheres, escravos, ouro, joias e todos esses Guerreiros de Terracota. Ainda que muitas salas tenham sido evacuadas, o mausoléu onde Huang está enterrado continua intocado. A lenda diz que ao redor da sua tumba há diversas armadilhas e o que foi confirmado, um rio de mercúrio que corre ao seu redor. Sendo considerado muito perigoso para os arqueólogos que escavariam o local e para toda a área ao redor, o tesouro principal continua selado.
Guerreiros de Terracota
Guerreiros de Terracota
Apesar das maldições e dificuldades de alcance, há muitos tesouros intocados que podem rechear a sua conta bancária. Mas será que vale a pena?
Nenhum comentário:
Postar um comentário