Desastre! Anglo vai demitir mais de 60% de seus funcionários
A Anglo American informou que vai demitir, a nível mundial, em torno de 85.000 funcionários. A empresa tem 135.000 empregados e estará mantendo apenas 50.000 até 2018.
Aqui no Brasil a empresa já começou a demitir.
Na semana passada ela demitiu praticamente toda a equipe de campo da exploração mineral de Goiás. Restaram alguns poucos funcionários que serão remanejados.
É o fim da exploração mineral na região.
No Brasil a Anglo tem 4.500 funcionários. Este quadro sofrerá demissões, segundo a Anglo, ao longo dos próximos anos.
A mineradora sul-africana vem enfrentando sucessivos problemas com a queda dos preços das commodities e com intermináveis greves na África do Sul, que praticamente inviabilizaram o setor da platina e ameaçam o ouro.
Na reestruturação a Anglo ficará apenas com 20 de suas minas.
As 35 minas remanescentes serão fechadas ou vendidas.
Aqui no Brasil a empresa efetuou uma das piores aquisições da história ao pagar vários bilhões de dólares pelo projeto de minério de ferro Minas-Rio comprado de Eike Batista. Desde então, depois de investir mais de oito bilhões de dólares, os problemas e atrasos se acumularam tornando o projeto quase inviável economicamente.
Isso fez com que a empresa tivesse que declarar um prejuízo de US$3,5 bilhões só no Minas-Rio, o que pôs um fim na carreira de sua CEO Cynthia Carrol.
Neste interim a empresa tentou, de várias formas, sair do Minas-Rio, mas a queda dos preços da commodity afastaram os potenciais clientes e tudo leva a crer que Minas-Rio poderá ser paralisado em um futuro muito próximo.
Com essa radical reestruturação mundial a Anglo pretende voltar ao lucro e ao crescimento nos próximos anos.
Será?
Nenhum comentário:
Postar um comentário