Direto da Nasa: Hubble garimpa uma joia no Cosmos
Esta ilustração da Nasa mostra algo tão precioso e belo como uma joia do Cosmos: um buraco negro único e muito especial, descoberto em julho de 2015, pelo Telescópio Espacial Hubble. Sua característica mais surpreendente é crescer muito mais rapidamente do que a galáxia em que se encontra.
Essa descoberta contraria grande parte do que se pensava até aqui sobre o desenvolvimento das galáxias. Depois de descoberto pelo Hubble, ele foi detectado e estudado por outros observatórios espaciais, como o Sloan Digital Sky Survey, pelo XMM-Newton (da ESA) e pelo Observatório Chandra de Raios-X, da Nasa.
Até um grande telescópio terrestre conseguiu rastreá-lo, como foi o caso do Telescópio Keck, localizado no Havaí, que utiliza um espelho de dez metros de diâmetro, em pesquisa realizada por uma equipe de astrofísicos, sob a liderança de Benny Trakhtenbrot, do Instituito ETH de Astronomia de Zurique. Os dados obtidos revelaram a existência desse buraco negro, que outrora era normal, numa galáxia distante, chamada CID-947.
Nenhum comentário:
Postar um comentário