quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Um tesouro avaliado em um milhão de libras!

O caso da vez é o de um sujeito que ao usar seu detector de metais PELA PRIMEIRA VEZ, após dar sete passos de onde parou seu carro, achou um tesouro avaliado em um milhão de libras!
Trata-se de quatro cordões de ouro do século 1 a 3 e segundo especialistas é a mais valiosa descoberta sobre a era do ferro feita na Escócia.
Pode parecer incrível esta sucessão de descobertas, mas ao que parece, a razão delas não está na sorte apenas e sim numa legislação inteligente. O ato do tesouro de 1996 estabeleceu que todo cidadão que encontrar um tesouro deve informar ao governo a descoberta, pelo qual será reembolsado no valor da mesma em dinheiro. Isso permitiu que muitos tesouros que certamente seriam derretidos fossem enviados aos museus, preservando seu valor histórico que geralmente é muito maior que o valor comercial do achado.
Se o Brasil adotasse uma legislação similar sobre tesouros, certamente teríamos novidades deste tipo aparecendo, a julgar pelo grande volume de riquezas exportado no período colonial para a Europa.
Eu penso assim porque sabemos pelos dados históricos que uma grande parcela dos brasileiros tentava toda sorte de artimanhas para evitar pagar à coroa. Desde santos do pau oco a barruicas de uro enterradas em paredes das casas grandes, é de se imaginar que deve haver ainda muitos tesouros escondidos no Brasil, em sua maior parte ouro, diamantes e outras pedras valiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário