A tradicional arte da ourivesaria italiana ganha homenagem e promoção através de selos.
Da redação - Os
Correios italianos anunciaram a emissão de cinco novos selos da série
temática dedicada a produtos "made in Italy", que inclui calçados,
carros, vinhos e queijos, entre outros. A novidade é que as novas
estampas prestam homenagem à famosa e tradicional arte da ourivesaria e
às joias produzidas na Itália.
Os
selos possuem ilustrações variadas, como o famoso "Saleiro" - criação
de Benvenuto Cellini (em 1543), que traz as figuras de Netuno e da
Terra e que se encontra exposto no Museu Kunsthistorische de Viena;
brincos de ânfora etrusca (III-II a.C), que são mantidos no Museu do
Vaticano; uma fivela em forma de estrela, datada do século XIV, em
exposição no Museu de Castelvecchio em Verona; o ostensório também
conhecido como "A Esfera de Ouro", de Leonardo Montalbano (1640) e
pertencente ao acervo da Galeria interdisciplinar regional da Sicília /
Abatellis Palace, em Palermo e um broche do século XIX, trabalho do
gravador Antonio Berini, do acervo do Museu Nacional Etrusco de Villa
Giulia, em Roma.
A
série foi oficialmente apresentada durante a VicenzaOro Winter, que
acontece esta semana, e os selos entram em circulação no dia 18 de
maio - data que coincide com a abertura da edição de primavera da feira
de Vicenza, a VicenzaOro Spring.
A
iniciativa é do Ministério de Desenvolvimento Econômico e dos Correios
da Itália, para promover e homenagear as preciosidades feitas naquele
país.
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