sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Diamantes: Entenda a classificação dos diamantes por cor


Diamantes: Entenda a classificação dos diamantes por cor

Diamantes: Entenda a classificação dos diamantes por cor

Os diamantes são pedras preciosas subdivididas em quatro categorias conhecidas como os 4cs: o carat (quilates), a cor, o corte e a claridade, conforme explicamos no post “Diamantes: Entenda a classificação dos diamantes por claridade“. No post de hoje iremos detalhar a classificação por cor.
Um diamante é mais valioso a medida em que sua cor é mais próxima ao incolor, ou seja, quanto menos cor, mais valor. Os diamantes coloridos são a exceção dessa regra, esses são valorizados pela intensidade de sua cor, já que sua beleza está no colorido natural de sua pedra.

Classificação dos diamantes por cor. (Fonte Imagem: GIA)


Para classificar a cor do diamante, a escala de gradação de cor da GIA é a mais utilizada no mercado. A organização é feita  em ordem crescente e tem seu início na letra D e término na letra Z, sendo assim, a letra D representa o diamante maisincolor.

Diamante Incolor Bruto (Fonte Imagem: Pisarro)

A distinção de  cores dos diamantes pode ser muito sutil e até mesmo profissionais treinados utilizam-se de artifícios para identificar a cor de um diamante. Para saber qual é a cor da nova pedra, os profissionais submetem  o diamante novo e uma pedra de cor já conhecida a uma iluminação controlada e a condições de visualização precisa, para assim classificar a cor da nova pedra.

Diamantes

Curiosidade

O sistema de gradação de cores da GIA, conhecido como DZ, inicia-se na letra D porque antes de sua criação, diversos outros sistemas foram criados utilizando escalas A, B, C ou 0, 1, 2, 3 ou ainda I, II, II, sem qualquer definição clara, gerando assim interpretações errôneas. Por isso, os criadores da escala de cor da GIA, quiseram iniciar a escala do zero para evitar qualquer associação com os sistemas anteriores, começando a partir da letra  D.
A escala da GIA é a que tem maior aceitação universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário