Normalmente os aviões que fazem as rotas de garimpos...
Nos anos em que passei nos garimpos.,vi varias cenas de um dia á dia diferente de qualquer lugar..algo que nos chama á atençaõ é a necessidade que tem um garimpo de aviões e de pilotos....sem eles,o garimpo esta fadado ao fracasso.
Em cada pouso e cada decolagem é uma nova esperança que brota e a certeza que apesar das dificuldades á vida continua.
Normalmente os aviões que fazem as rotas de garimpos.,são preparados para levar o máximo que se pode de carga....tira-se os bancos, deixando apenas o do piloto.,pois o resto deve ser ocupado com carga...ali se leva de tudo...oléo combustível, gasolina, compra.,bujoões de gás., carne e de tudo o que se pode pensar...é dificil um avião de pequeno porte que pouse com menos de 400 kilos., e ao decolar não leva de 4 a 5 pessoas.,mais carotes para combustivel.,os bujoões vazios para troca e ouro...o ouro que leva para vender na cidade.
o preço de uma passagem na volta varia de garimpo para garimpo....por exemplo de São Benedito no Pará até Alta Floresta no Mato Grosso, custava na decáda de 80(grande decáda do boom dos garimpos).,custavam em média 11 gramas de ouro...de Puerto América na Bolívia até Riberalta custava em média 7 a 8 gramas de ouro.
Muitas vezes o avião é o fio de esperança entre á vida e a morte...várias vezes de eu fazer voô nos garimpos da amazônia e no mesmo avião outros garimpeiros.uns com malária.,outros acidentados e uma vez fiz um voô com um rapaz que tinha sido picado por uma cobra...foi delirando á viagem toda(aprx. 45 minutos)...
e as pistas de pouso eram outra história á parte..na maioria das vezes apenas picadas que cabia apenas o avião..os comandantes deste aviões eram verdadeiros herois..sem dúvida.,os melhores pilotos privados do Brasil estavam nos garimpos...Há perícia era importante nestes rincões...
Homenageio aqui com esta história estes herois amazônicos....em que 300 metros ja era um aeroporto e muitas vezes o rio era a salvação...
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