sábado, 13 de fevereiro de 2016

LAPIDAÇÃO DIFERENCIADA EM GEMAS IRRADIADAS: DESIGNS AMAZÔNICOS EM PEDRAS PRECIOSAS

LAPIDAÇÃO DIFERENCIADA EM GEMAS IRRADIADAS: DESIGNS AMAZÔNICOS EM PEDRAS PRECIOSAS



Traços da iconografia amazônica esculpidos em gemas, cujas cores foram adquiridas pelo processo de radiação gama, poderão contribuir de forma sistemática com o fortalecimento da cadeia produtiva desta região.
A técnica de lapidação conhecida internacionalmente como carvings, aliada às cores adquiridas em quartzos da região amazônica através do processo de radiação gama, vêm garantido sofisticação e exclusividade às gemas da Amazônia, fazendo com que as mesmas sejam consideradas verdadeiras obras de arte.
Feitas predominantemente em quartzos oriundos da própria amazônia e coloridos por processo de radiação gama, esta técnica de lapidação abrange basicamente duas formas: as geométricas (entalhes retilineos, triangulares, curvilineares, etc...) e as orgânicas, que são na maioria das vezes formas abstratas ou formas que lembram animais, plantas, partes do corpo humano, etc.

Carvings geométricos e orgânicos em pedras preciosas com motivos amazônicos (todas gemas irradiadas) refletem o potencial em sofisticação que pode alcançar
a indústria de gemas e jóias da Amazônia (Fotos: Almir Pastore)
Na última edição da feira PARÁ Expojóia, tive a oportunidade de apresentar tanto a técnica de lapidação diferenciada tipo "Carving", como pormenores do tratamento de gemas por radiação gama (Co-60), como importante contribuição ao fortalecimento da cadeia produtiva de gemas e jóias da Amazônia.
A Amazônia é retratada de forma singular pela indústria de gemas e jóias. Joalheiros do mundo inteiro usam sua rica iconografia e a repassam através das mais sofisticadas jóias em feiras no mundo inteiro. No entanto, a indústria de gemas e jóias da própria Amazônia ainda encontra-se um tanto quanto modesta quando comparada com as de outros estados brasileiros. A técnica de lapidação (tipo carvings), aliada à técnica de beneficiamento de minerais gemológicos através da radiação gama (cobalto 60) oriundos da própria Amazônia, é uma proposta de mudança deste panorama.
A implantação da técnica de "Carvings", bem como do melhor conhecimento de áreas da Amazônia cujos minerais incolores ou levemente coloridos sejam passíveis de beneficiamento por radiação gama - cobalto 60, faz parte das ações do Polo Joalheiro do Pará -

Nenhum comentário:

Postar um comentário