Gemas Coradas | Opala
Ouro 24K com opalas; Gurhan Orhan
Opala Branca: corpo branco ou de cor clara, com jogo de cores (ou iridiscência).
Opala Negra: corpo cinza escuro, preto ou azul, com jogo de cores. Opala de Fogo: alaranjada, raramente com jogo de cores. Opala de Água: corpo incolor, com jogo de cores. Composição Química
À diferença de outras gemas, a opala não é material cristalino, mas um gel de sílica endurecido e hidratado, de composição SiO2.nH2O. Embora tenha assumido o estado sólido, ainda retém quantidades consideráveis de água, que variam entre 3 e 10%.
Cores
Ao contrário da maior parte das gemas, cujas cores resultam da absorção seletiva da luz, as cores iridiscentes da opala são causadas por fenômenos de difração e interferência da luz e, portanto, possuem elevada pureza espectral.
Transparência: translúcida, raramente transparente. Brilho: vítreo, casualmente algo resinoso. Índice de refração: 1,40 (opala de fogo); 1,45 (demais variedades).
Brasil: opala branca e de fogo; pequeníssima produção de opala negra, em Pedro II (PI); opala de fogo em Capão Grande e Campos Borges (RS); opala branca e de fogo, em São Geraldo do Araguaia (PA - 2000) e opala verde amarelada a marrom amarelada, às vezes com efeito olho-de-gato (BA).
Embora a opala sintética seja comercializada desde 1974, os substitutos encontrados com maior freqüência no mercado são as pedras compostas.
Entre os dobletes, o mais comum é formado por opala na parte superior e ônix (ou outro material escuro) na inferior.
Entre os tripletes, o mais usual está composto de quartzo (ou outro material incolor) na parte superior, opala na intermediária e ônix (ou outro material escuro) na inferior.Existe uma série de termos comerciais que se referem ao tamanho e forma das manchas coloridas individuais, porém eles têm pouca importância na identificação.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário