domingo, 6 de março de 2016

GARIMPEIROS DA BAHIA...



Em meados dos anos 60 no povoado de Lage dos Negros, Bahia, o tropeiro Jaime Felipe de Castro com sua tropa de burros e jumentos, vendendo farinha de mandioca, chegou até o garimpo de Cabeluda das Ametistas. Com um faro comecial refinado foi logo trocando farinha pelas belas ametistas recém extraídas daquele garimpo.
Ao chegar em casa, sua esposa Alice Ribeiro de Castro, perguntou se ele havia vendido toda a farinha, e ele revelou que as trocara por pedras preciosas. - Você está maluco! Não se pode comer pedras! - Dona Alice replicou. - Você virou garimpeiro? - Sim - respondeu Jaime - agora todos me chamam de Jaime Faisqueiro (aquele que compra e martela pedras preciosas). Assim, meu pai Jaime, deixou a vida de tropeiro e se dedicou ao garimpo na região de Campo Formoso, Bahia.
Essa região é muito rica em garimpos de pedras preciosas, ali se localiza os garimpos de Carnaíba, Marota, Serra, Formiga, Laranjeira e Socotó. Os principais garimpos de esmeraldas do Brasil, além de produzir citrino, ametista, cristal e outras pedras preciosas.
Eu, Dinael Castro, ainda era um menino quando, ao ver aquelas pedras de ametista que meu pai trouxe de Cabeluda das Ametistas, fiquei encantado com o brilho e a energia daquelas magníficas pedras. Foi então que, já morando em Campo Formoso, comecei o curso de lapidário e me tornei lapidário especialista em esmeraldas, desvendando o brilho das melhores pedras extraídas do garimpo.
O tempo passou e decidi desbravar o Brasil em busca das preciosidades. Estive em Marabá, Pará e trabalhei com ametistas e ouro produzido no famoso garimpo de Serra Pelada. Em busca das esmeraldas estive em Santa Terezinha de Goiás, Nova Era em Minas Gerais, Salininhas na Bahia, Paraíso no Tocantins, Anagé na Bahia e Itabira em Minas Gerais.
Também trabalhei nos principais garimpos deste nosso rico Brasil. Uma experiência única foi estar nos garimpos de diamantes de Mato Grosso e Rondônia onde se extraía muitos diamantes de muito boa qualidade que eram negociados ali mesmo, no meio da mata em barracas de palha.
Assim passei boa parte de minha vida, garimpando e procurando sempre as melhores gemas. Com uma bagagem de conhecimentos em todos os tipos de pedras preciosas, e minerais dos principais garimpos do Brasil 

GARIMPEIRO: homem que procura tesouro ,sonha e se realiza cuidando da natureza e amando as pedras preciosas. GEMÓLOGO: estuda as pedras preciosas com professores e aprende com o garimpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário