domingo, 17 de abril de 2016

Serra da Éguas, existe uma célebre riqueza mineral de talco, Magnesita, ferro, esmeralda, topázio, opala, turmalina, mármore, grafite,

Falando um pouco sobre Brumado, cidade em que habito desde 1957, ex-Bom Jesus dos Meiras, situado na Zona fisiográfica da Serra Geral no Sudoeste baiano, com 413 metros de altitude acima do mar. O qual partindo do perímetro urbano a capital do Estado, dista em linhas reta 352km.
No sub-solo desde município, no lugar denominado Serra da Éguas, existe uma célebre riqueza mineral de talco, Magnesita, ferro, esmeralda, topázio, opala, turmalina, mármore, grafite, cristal de rocha, malacacheta e granito.
Somente o talco e a Magnesita são explorados por três empresas que exportam para vários países do mundo, sendo uma delas a Magnesita S/A a primeira a trazer emprego e renda ao município, seguida pelas, Xilolite S/A e a Ibar Nordeste S/A.
Tendo ainda como última descoberta em 1970, a existência de Urânio no desaguar da Serra do Bastião, o que poucos sabem disso.
Em 1868, o coronel Exupério Pinheiro Canguçú, “o primeiro intendente deste município”,montou aqui uma Usina Siderúrgica artesanal, semelhante as fundições existentes em Minas Gerais, época em que confeccionou peças e artefatos de ferro e em aço de várias espécies durante 10 anos com o ferro extraído na dita Serra das Éguas.
Além da riqueza mineral apresentada, este município possui terras propícias para a cultura da mamona e do algodão, dentre outros produtos.
O Ministério da Agricultura manteve aqui uma Usina de Beneficiamento de algodão, juntando-se a outras já existentes de proprietários locais para atenderem compradores de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.
Outra iniciativa do coronel Exupério Pinheiro Canguçú, em 1802, foi instalada aqui no então Brejo do Campo Seco, uma “roda d’água” com dois cilindros de madeira para descaroçar o algodão para o consumo na tecelagem artesanal de redes, cochonilhos, mantas, toalhas e outros tecidos grosseiros que vestiam os escravos.
“Em toda história deste município, mantem particularidades que até mesmo os seus habitantes desconhecem e têm como fundador o capitão Francisco de Souza Meira, em fins do século XVIII”.
“O que tenho minhas dúvidas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário