domingo, 17 de abril de 2016

Veja algumas fotos da Chapada Diamantina-Terra dos diamantes- Bahia

Veja algumas fotos da Chapada Diamantina

Mapa da Chapada Diamantina


História

Lençóis não é conhecido apenas por ser o principal acesso para a Chapada Diamantina. Chamada antigamente deCapital do Diamante, Lençóis tem muita história e um passado marcado por riquezas e tradições. Segundo os historiadores, Lençóis Bahia foi descoberta no século 19 ocasionado pela exploração de diamantes na região de Mucugê. O nome da cidade se originou dos lagedos por onde passa o rio, serra abaixo. A imagem é semelhante a um lençol bordado.
Por um século o ouro foi a principal riqueza da região e neste período foi construída a Estrada Real para facilitar o transporte em toda a região de Norte a Sul. A partir da redução do ouro inicia a exploração dos diamantes e o surgimento dos garimpos em Lençóis. A exploração dos diamantes teve fim por volta do ano de 1870 quando começa a chamada “Era dos Coronéis”. O principal personagem da região de Lençóis neste período foi o Coronel Horácio de Mattos.
Em meados do século 20 Lençóis passou por uma forte crise econômica devido a grande procura de diamantes, o que ocasionou no esgotamento da exploração da pedra. As atividades nos garimpos tiveram fim em 1994 e a partir disso foi descoberta outra forma de riqueza na região da Chapada Diamantina: o Turismo. Foi criado o Parque Nacional da Chapada Diamantina e em 1973 a cidade de Lençóis foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico Nacional) como Patrimônio Nacional. A partir daí, o turismo é a principal forma de renda da região da Chapada Diamantina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário