Avaliado em US$ 70 milhões, o maior diamante bruto do mundo vai a leilão
Pedra, apresentada em Nova York nesta quarta-feira, foi encontrada em Botsuana há nove meses
O Lesedi la Rona, o maior diamante bruto do mundo, vai a leilão no dia 29 de junho, anunciou nesta quarta-feira a casa de leilões londrina Sotheby's. A pedra, que foi apresentada hoje em Nova York, tem valor estimado em mais de 70 milhões de dólares.
"É um diamante de 1.109 quilates e o maior descoberto em mais de 100 anos", disse o presidente do departamento de joalheria internacional da Sotheby's, David Bennett. A pedra preciosa foi encontrada há nove meses em Botsuana pela empresa de mineração de diamantes Lucara. Esta será a primeira vez que um diamante bruto desse tamanho vai a leilão, segundo Bennett.
Exibida em Nova York até domingo, a pedra segue para a Europa, passando por Antuérpia, na Bélgica. Será apresentada na Sotheby's de Londres de 18 a 28 de junho.
O recorde histórico de maior diamante bruto do mundo é do lendário Cullinan, de 3.016,75 quilates, descoberto em 1905 na África do Sul. Ele foi transformado em nove diamantes para as joias da Coroa britânica.
No mesmo dia da descoberta de Lesedi la Rona foi encontrado em Botsuana outro diamante, de 830 quilates, o terceiro maior do mundo. A informação é de William Lamb, presidente da empresa Lucara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário