Brexit torna ouro em ativo seguro
O índice japonês Nikkei fechou em 24 de junho com menos de 15.000, o que representa a queda recorde dos últimos 16 anos. O acontecimento levou à compra de iene como um ativo financeiro estável e ao fortalecimento da moeda nacional japonesa em relação ao dólar, que caiu até 99 ienes durante os leilões.
Agora o futuro da abeconomia (como às vezes é chamada a política proposta pelo premiê Shinzo Abe), que se baseia em três princípios — inflação, altos preços das ações e nível baixo da taxa cambial do iene relativamente ao dólar, está posto em questão. Nos mercados financeiros do Japão acontecerá a distribuição alternativa de fundos.
Cabe mencionar também que, na situação atual, está aumentando o preço do ouro na Bolsa de Valores de Nova York. O analista da empresa de análise financeira Daiichi Sohin, Koichi Murakami, mencionou à Sputnik duas razões que podem contribuir para este aumento de preços do ouro:
“Em 24 de junho, o preço do ouro na Bolsa de Valores de Nova York atingiu 1.360 dólares por onça troy. Logo após isso foi a queda até 1.310 dólares. Acho que o preço só se alinhou após um salto brusco para cima. Os riscos que o Brexit trará beneficiarão o preço do ouro. <…> Em setembro de 2013 o preço do ouro da Bolsa de Valores de Nova York aumentou até 1.400 dólares. Acho que agora o preço voltará a crescer com a tendência a este nível”, disse.
De acordo com o especialista japonês, as instituições financeiras dos EUA estão muito inquietas com os resultados do referendo. Agora os Estados Unidos terão problemas em fazer o planejado e aumentar a taxa de juro diretora da Reserva Federal (FED na sigla em inglês), o que por sua vez pode minar todo o sistema financeiro estadunidense, ou pelo menos pôr em questão sua estabilidade.
“Acho que a própria possibilidade de transferência de taxa de juro nos EUA será um fator que contribuirá para os próximos preços do ouro”, disse Mirakami.
Então agora que o Reino Unido planeja realizar negociações sobre a saída da União Europeia durante os próximos dois anos, se prevê que a taxa cambial do iene continuará crescendo e os mercados financeiros continuarão muito instáveis. Assim, vários analistas consideram que veremos as consequências do Brexit muito em breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário