Pedras preciosas são pedaços de minerais que são polidos e cortados para uso como joias ou outros tipos de adorno. Por exemplo, algumas pedras preciosas, como a jade, eram finamente moídas em um pó e utilizadas em tempos antigos como um cosmético. A mesma pedra preciosa também já foi utilizada para esculpir objetos como punhos de espada, vasos ou joias. Elas possuem uma grande variedade de cores.
Ametista (roxo)
As ametistas pertencem à família do quartzo e são os membros mais valiosos da família. O seu fator distintivo é a sua cor roxa. Elas têm sido associadas com a realeza, porque roxo é considerado uma cor real. A realeza egípcia gostava delas e ametistas finas formam parte das Joias da Coroa Britânica. Foram referidas como "a pedra dos bispos" e também se apresentam nas cores violeta e vermelho-violeta. No entanto, as de cor roxa profunda são consideradas as mais valiosas.
Água-marinha (azul)
Essa pedra tem uma cor azul delicada que tende para o azul-esverdeado e pertence à família dos berilos. A cor azul das águas-marinhas se deve à presença de ferro, que penetra na estrutura do cristal a partir do qual são formadas. As águas-marinhas mais caras são aquelas com uma cor translucida azul ou azul-turquesa. O Brasil é o maior produtor mundial de águas-marinhas.
Esmeralda (verde)
A esmeralda é a pedra preciosa mais valiosa de cor verde que pertence à família do berilo. A esmeralda é considerada uma das quatro pedras preciosas tradicionais, sendo as outras as safiras, os diamantes e os rubis. A cor verde da esmeralda se deve à presença de impurezas, como o crômio e o vanádio ou uma mistura dos dois. A Colômbia é o maior produtor de esmeraldas do mundo.
Rubi (vermelho)
O rubi é a variedade vermelha do corindo. Outras cores de corindo, além do vermelho, são conhecidas como safiras. Depois dos diamantes, o corindo é a substância mais dura conhecida pelo homem. O nome rubi é derivado da palavra latina "ruber", que significa vermelho. O rubi é uma das pedras mais cara do mundo. Assim como outras pedras preciosas, a saturação de cor determina o valor. Grandes rubis são muito raros em comparação com diamantes, e são produzidos em países como Tailândia, Sri Lanka, Madagascar, Myanmar e Tanzânia. Um rubi mundialmente famoso é o "Rubi Estrela de Rosser Reeves", que está em exibição no museu Smithsonian.
Nenhum comentário:
Postar um comentário