segunda-feira, 27 de junho de 2016

Diamantes são para sempre

Diamantes são para sempre


Um grão de areia pode virar uma pérola; um carvão pode virar um diamante. Para isso é preciso apenas o lento escorrer do acaso na ampulheta do tempo. Imperceptível mas inexorável, o tempo tudo afeta, podendo ser aliado ou inimigo. Ou as duas coisas juntas. Nossa vida pode ser curta, mas pérolas e diamantes vivem para sempre. Pena que não temos o mesmo DNA.
 
Os antigos diziam que o tempo era um grande aliado dos bons vinhos. Hoje nos negam até esse consolo – poucos vinhos melhoram com o envelhecimento. Poucas pessoas também. A garrafa de vinho mais velha do mundo é a Speyer, encontrada em 1867, na Alemanha.  Os especialistas calculam que seja de 325 a 350 d.C. Como nunca será aberta, jamais saberemos se o vinho lá dentro, se ainda estiver em estado líquido, terá melhorado com o tempo.
 
O vinho mais caro à venda é o Henri Jayer Richebour Grand Cru, que custa 70 mil dólares a garrafa. Acredite se quiser, o valor mais alto já  pago por uma garrafa de vinho foi 500 mil dólares. Isso mesmo, quase 2 milhões dos nossos. É o Screaming Eagle CabernetSauvignon, adquirido em leilão por um dos executivos da Cisco, que não quis se identificar. Não admira que a águia grite!
 
A pérola natural mais velha do mundo foi encontrada em um sítio Neolítico nos Emirados Árabes. Os especialistas supõem que foi originada entre 5547 e 5234 BC. Já o colar de pérolas mais antigo do mundo é o Susa, encontrado na Pérsia, feito provavelmente lá pelos idos de 350 BC.  O que restou do colar está no Museu do Louvre, porque, ao ser tocado, muitas das pérolas viraram pó. Quer dizer, não apenas nós, mas também as pérolas retornam ao pó de onde viemos todos.
 
Mas vinhos e pérolas são efêmeros, se comparados com o diamante. Foi encontrado na Austrália o diamante mais velho do mundo, ou quase mais velho que o mundo - 4.3 bilhões de anos. A mesma idade da Terra!  Os cientistas esperam que essa pedra nos ensine alguma coisa sobre a evolução da crosta terrestre.  Considerado a joia mais cara do mundo, o Graff Pink é um perfeito diamante cor de rosa, e foi vendido por 46 milhões de dólares em 2010.
 
Envelhecer é uma arte, dizem os otimistas; envelhecer é uma droga, dizem os velhos. Ambos estão certos. Quem gosta de velho é reumatismo, dizia Confúcio, já caminhando com alguma dificuldade. Envelhecer bem começa cedo, mas os jovens não acreditam - envelhecer só acontece com os velhos. Mas pode ser que no final a gente também vire uma pérola. Ou um diamante. Qual a idade dos vinhos servidos no céu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário