Diamantes
O diamante é a mais dura das gemas, e é também a que tem a composição mais simples. Trata-se de um carbono comum, semelhante ao grafite que utilizamos em um lápis. Formado há bilhões de anos, graças às forças da pressão e do calor, que transformaram o carbono em diamante, no magma em ebulição que se encontrava abaixo da superfície da Terra. Houve uma emersão dessa massa vulcânica que sofreu a cristalização. Essa massa resfriou-se nos veios do kimberlito, onde a maioria dos diamantes é encontrada até hoje. Só para se ter idéia, seu ponto de fusão é de 3.815,5º C, duas vezes e meia a do aço, é considerada pela escala de Mohs (escala de dureza) a pedra mais resistente a riscos, mas não a pancadas, ou seja, é sensível a choques por ter muitos veios.
Sua raridade o fez valioso. Proporcionalmente, poucos diamantes resistiram à viagem do centro do planeta até a superfície. Desses, a quantidade que está em condições de ser lapidada é ainda bem menor. Para completar, entre as gemas que servem para ser utilizadas na joalheria, menos de 5% têm mais que um quilate. Em média, 250 toneladas de kimberlito devem ser extraídas e processadas para que um diamante de um quilate, pronto para ser usado em joalheria, possa ser lapidado.
Lapid
ação
Cor
A maioria dos diamantes têm um quase imperceptível toque de amarelo ou marrom.Os mais procurados, no entanto, são os totalmente incolores. São encontrados, também, nas cores rosa, azul e verde, que são conhecidos como “Fancy Color”.
Pureza
Um diamante puro brilha perfeitamente. Se o diamante não tiver essas inclusões, ele é considerado puro e de alta qualidade. E bom observar que essas impurezas não são, geralmente, visíveis a olho nu. Na verdade, para determinar a pureza de um diamante, é preciso ampliá-lo 10 vezes.
Um especialista procura por sinais que acabam tornando cada diamante único, sendo considerasdos uma espécie de impressão digital. Esses sinais não interferem na durabilidade nem na beleza do diamante.
Peso
A palavra quilate originou-se de uma unidade natural de peso, as sementes da árvore “alfarrobeira”. Os diamantes eram tradicionalmente pesados em comparação com estas sementes. Mais tarde, o sistema foi padronizado, sendo que o quilate teve o peso fixado em 0.2 grama, ou um quinto, ou ainda 20%, de um grama. O quilate divide-se em 100 pontos.
Um diamante de 50 pontos tem meio quilate ou 0.50 quilate. O tamanho pode ser um fator óbvio de determinação de valor de um diamante. Só que, muitas vezes, diamantes de tamanhos iguais podem ter valores muito diferentes, devido à sua qualidade.
Diamantes de al
Nenhum comentário:
Postar um comentário