domingo, 24 de julho de 2016

Curiosidade: Mineração de Gemas

Curiosidade: Mineração de Gemas


As gemas, nome dado às pedras preciosas, são extraídas por duas maneiras: das rochas em que se formaram, chamado Mineração em Rocha Dura ou dos cascalhos de rochas corroídas por rios ou praias, conhecido como Mineração de Aluvião. Abaixo explicamos as duas formas de mineração de gemas.

mineracao02
mineracao01 O processo de Mineração por Rocha Dura é o processo mais caro para extração de gemas, como por exemplo os Diamantes. Apesar da grande quantidade de Diamantes serem extraídos por Aluvião, também são extraídos dos tubos das rochas de quimberlito (rocha vulcânica de onde é extraído o diamante). O quimberlito é extraído por perfuração e explosão. Depois das rochas serem trituradas são retirados os Diamantes ou pedras como TurmalinaTopázioRubi,SafirasTurquesaLápis LazúliOpala e Água-Marinha.
mineracao
Já a Mineração de Aluvião é usado para pedras mais duras e densas. Por esse aspecto é normal que sejam transportadas pela água e acumuladas no leito de rios, praias ou até no fundo do oceano, sendo conhecido como depósitos aluviais. Por isso o método usado imita a criação natural desse depósito.
mineracao06
A maneira mais simples é lavar com peneiras ou bateias (utensílio utilizado na mineração em pequena escala). O material mais leve é peneirado e os mais densos ficam no centro da peneira sendo separados manualmente.
Em um outro método de Aluvião, o cascalho com pedras é colocado com pás em água corrente com anteparos no fundo, com isso o material mais leve é lavado e as mais densas retidas pelo anteparos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário