terça-feira, 19 de julho de 2016

Descobertos diamantes no Sul de Moçambique

Descobertos diamantes no Sul de Moçambique

Os diamantes podem juntar-se ao gás natural e ao petróleo como importantes recursos do país, geradores de crescimento do PIB.

Descobertos diamantes no Sul de Moçambique

 Goran Tomasevic/Reuters
Uma pesquisa mineira detectou a existência de diamantes no distrito de Massagena, província de Gaza, no Sul de Moçambique, podendo vir a ser mais um preciosa ‘commoditie’ a contribuir para o PIB do país.
A novidade, da responsabilidade do diário ‘Notícias’, citado pela agência Lusa, foi confirmada pelo director nacional de Minas, Elias Daúde, que, disse àquele jornal que “há empresas que estão a fazer pesquisas em Massagena e dessa acção resultou a descoberta de diamantes. Moçambique é um país rico em quase todo o tipo de recursos minerais, incluindo diamantes", afirmou.
O país está empenhado na adesão ao ‘processo de Kimberley’, um mecanismo internacional de certificação da origem dos diamantes para evitar a venda dos chamados ‘diamantes de sangue’, contrabandeados de zonas de guerra e que são desde sempre uma das fontes de financiamento da compra de armamento. Logo que for completado o processo de adesão, Moçambique poderá entrar no mercado internacional de diamantes.
Há muito que se sabia da possibilidade de existir uma forte densidade de diamantes em pelo menos 8 das onze províncias do país – que, em 2011, tinha 40 licenças atribuídas a 27 titulares de direito mineiro. A confirmar-se a possibilidade de a exploração dos diamantes entrar em velocidade cruzeiro – o sector vem juntar-se à exploração de gás natural e de petróleo, onde Moçambique está a dar os primeiros passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário