sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Benitoíte pedra preciosa de rara beleza

Benitoíte pedra preciosa de rara beleza

Pedras de alta qualidade valor mínimo de 6 mil dolares por quilate



Benitoíte pedra preciosa de beleza irretocável


A Benitoíte, cujo nome deriva da localidade de San Benito County, na Califórnia, é um mineral silicatado de cor azulada. Este mineral apresenta fluorescência quando incidido por radiação ultravioleta.
Considerada a pedra símbolo da Califórnia, a benitoíte foi descoberta no começo do século passado. A benitoíte é uma pedra rara composta por titânio e bário e fluorescente na presença de luz ultra-violeta.
Apreciada por colecionadores, seu grau de dureza torna-a adequada para o uso em jóias, mas isso raramente acontece por falta de material utilizável para este fim.
Benitoítes lapidadas têm preços equivalentes aos das safiras de boa qualidade, apesar de serem mais raras. Pedras de alta qualidade entre 1 e 2 quilates podem alcançar preços de 6 mil dólares por quilate.
Ela é muito valorizada por colecionadores que qualificam como as melhores as pedras tem o azul profundo das melhores safiras e o brilho dos diamantes de alta qualidade.
Além da Califórnia, o raro mineral, é encontrado em outras poucas localidades como o estado do Arkansas e o Japão.
A raridade da benitoíte faz dela um meio menor de obtenção de bário e titânio. O seu principal uso é como espécimen de coleção, especialmente quando os seus cristais estão bem delineados ou quando em mistura com os minerais habitualmente associados. A sua dureza também a faz ser utilizada como pedra preciosa.
A benitoíte é um mineral raro, encontrar um mineral de cor azul poderá ser um primeiro passo para a identificação mas outras características importantes deverão ser  levadas em conta.
Primeiramente, o hábito cristalino da benitoíte é pouco usual. Os minerais associados também deverão ser analisados. A benitoíte é normalmente encontrada em combinação com natrolite, joaquinite, neptunite, numa base de serpentinite de cor cinzenta esverdeada. A sua fluorescência também é usada para efeitos de identificação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário