Filipinas em guerra pelo meio ambiente
Os péssimos hábitos de alguns maus mineradores que prejudicam e agridem o meio ambiente lançam, na vala comum, a mineração como um todo.
Nas Filipinas as heranças ambientais deixadas por muitas empresas de mineração virou o ponto principal de uma verdadeira guerra entre o governo local e a indústria da mineração.
O Presidente Rodrigo Duterte comprou a briga e já passou a mensagem: aquelas mineradoras que não se adequarem as duras regras ambientais serão fechadas e banidas. Aos infratores Duterte disse – “nós vamos sobreviver como uma nação sem você, você que destrói a terra, o solo e ainda fica rico” .
Palavras duras, mas que refletem uma tendência mundial.
Somente nas Filipinas, a maior fornecedora de concentrado de níquel para a China, já foram fechadas sete minas de níquel laterítico que não cumpriam as regras ambientais.
Do outro lado deste espectro as mineradoras reclamam que elas usam apenas 20.000 hectares em um país de 30 milhões de hectares e que, consequentemente, impactam muito pouco no meio ambiente, mas muito na economia: a mineração contribui com 10% do PIB das Filipinas.
Foto: Mina de níquel Palawan impactando uma comunidade tribal nas Filipinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário