Quais os metais que irão mudar o futuro da humanidade?
Agora que existe uma nova macrotendência mundial, liderada, como sempre, pela China, já é possível fazer várias previsões seguras sobre o amanhã.
Neste novo cenário o boom do minério de ferro vai arrefecer. As grandes obras de infraestrutura e da construção civil atingirão o pico na China e na Índia e serão substituídas gradativamente por uma revolução industrial movida a energia renovável.
Em breve o mundo mineral estará investindo gigantescas quantidades de recursos nos metais e minerais que embasam a energia solar, eólica e outras formas de energia renováveis em detrimento dos combustíveis fósseis como o carvão e os hidrocarbonetos.
Não será o fim destes, mas o verdadeiro início de uma revolução energética global.
Neste novo cenário, quem controlar os minerais e os metais do futuro será rei.
Os metais e minerais que estarão no topo das pesquisas minerais desta década são: lítio, grafite, Terras Raras, titânio, silício, tântalo, nióbio, índio, molibdênio, germânio e gálio. Os metais básicos, como o cobre, continuarão fundamentais neste futuro próximo, assim como o manganês e o próprio ferro.
Esta tendência é tão importante que grandes empresas como a Fortescue, a quarta maior produtora de minério de ferro do mundo, já começa a mudar. Segundo o seu CEO, o bilionário australiano Andrew Forrest a empresa está pensando em entrar em lítio, grafite e cobre...
Sinais dos tempos.
É hora de se reinventar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário