Romaria Fluvial homenageia Nossa Senhora
Círio fluvial durou mais de 2h30.
Imagem Peregrina veio de Icoaraci acompanhada por cerca de 500 barcos.
A romaria fluvial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré chegou à escadinha do Cais do Porto por volta de 11h30 deste sábado (8). Às 9h, a Imagem Peregrina saiu do trapiche de Icoaraci, distrito de Belém, iniciando a terceira procissão do Círio 2016.
Cerca de 500 de embarcações acompanharam a Imagem Peregrina, que seguiu a bordo do navio Garnier Sampaio, da Marinha, durante o trajeto de cerca de 18,5km pelas águas da baía.
Já na escadinha do Cais do Porto, em Belém, a Imagem foi recebida com honras de chefe de estado pela Polícia Militar, em Belém. A ocasião se repete desde 1999, motivada pela Lei Estadual nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971, que proclamou a Virgem de Nazaré, Padroeira do Pará, Rainha da Amazônia e merecedora da homenagem.
A primeira edição da Romaria Fluvial aconteceu em 1986, por iniciativa da Companhia Paraense de Turismo. Para a romaria nas águas da baía do Guajará, foi confeccionada mais uma réplica da berlinda, usada até 2002. No ano seguinte, ela foi substituída por uma cúpula de vidro que é usada até hoje. A cúpula permite maior visibilidade da imagem pelos ribeirinhos e fiéis que a acompanham.
Nenhum comentário:
Postar um comentário