sábado, 8 de outubro de 2016

Romaria Fluvial homenageia Nossa Senhora de Nazaré

Romaria Fluvial homenageia Nossa Senhora 

Círio fluvial durou mais de 2h30.
Imagem Peregrina veio de Icoaraci acompanhada por cerca de 500 barcos.

Do G1 PA
Durante o Círio Fluvial a Imagem Peregrina recebe homenagens de ribeirinhos pelos rios da Amazônia (Foto: Divulgação / Ascom Basílica Santuário)Durante o Círio Fluvial a Imagem Peregrina recebe homenagens de ribeirinhos pelos rios da Amazônia (Foto: Divulgação / Ascom Basílica Santuário)
A romaria fluvial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré chegou à escadinha do Cais do Porto por volta de 11h30 deste sábado (8). Às 9h, a Imagem Peregrina saiu do trapiche de Icoaraci, distrito de Belém, iniciando a terceira procissão do Círio 2016.
Cerca de 500 de embarcações acompanharam a Imagem Peregrina, que seguiu a bordo do navio Garnier Sampaio, da Marinha, durante o trajeto de cerca de 18,5km pelas águas da baía.
Cerca de 500 embarcações acompanharam o Cìrio Fluvial (Foto: Ascom/Círio2016)Cerca de 500 embarcações acompanharam o Cìrio Fluvial (Foto: Ascom/Círio2016)

Já na escadinha do Cais do Porto, em Belém, a Imagem foi recebida com honras de chefe de estado pela Polícia Militar, em Belém. A ocasião se repete desde 1999, motivada pela Lei Estadual nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971, que proclamou a Virgem de Nazaré, Padroeira do Pará, Rainha da Amazônia e merecedora da homenagem.
Romaria Fluvial conduz Imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas águas (Foto: Reprodução/TV Liberal)Imagem de Nossa Senhora chega ao Cais do Porto de Belém (Foto: Reprodução/TV Liberal)

A primeira edição da Romaria Fluvial aconteceu em 1986, por iniciativa da Companhia Paraense de Turismo. Para a romaria nas águas da baía do Guajará, foi confeccionada mais uma réplica da berlinda, usada até 2002. No ano seguinte, ela foi substituída por uma cúpula de vidro que é usada até hoje. A cúpula permite maior visibilidade da imagem pelos ribeirinhos e fiéis que a acompanham.
  •  
Dom Alberto Taveira Corrêa (Foto: Ascom/Círio2016)Dom Alberto Taveira Corrêa carrega a Imagem Peregrina (Foto: Ascom/Círio2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário