Vale faz primeira exportação de terceiros em Omã
A Vale fez na semana passada o primeiro embarque de minério produzido em Omã por meio de seu centro de distribuição no Porto de Sohar, no país árabe. A operação foi confirmada nesta segunda-feira (10) pela companhia brasileira. O negócio é resultado de um memorando de entendimentos assinado em março pela mineradora, a administração do porto e a Empresa Nacional de Desenvolvimento de Investimentos de Omã (Tanmia), que permite o uso da infraestrutura da Vale para escoamento de produção local.
“Omã é um país rico em minérios e nós estamos trabalhando para contribuir com nosso conhecimento e nossa expertise industrial para que o sultanato possa levar seus minérios industriais ao mercado global a custos competitivos”, disse o CEO da Vale em Omã, Jamil Sebe. A empresa brasileira investiu cerca de US$ 2 bilhões na construção de uma usina de pelotização de minério de ferro e um centro de distribuição em Sohar, instalações inauguradas em 2011.
A capacidade do terminal marítimo, porém, supera as necessidades da usina, daí a ideia de utilizá-lo também para movimentar cargas de terceiros. Apenas cerca de 50% da capacidade do terminal é utilizada hoje. A Vale não tem atividades de mineração em Omã. No processo de pelotização, a companhia usa minério importado do Brasil. O memorando resultou na criação do Corredor Logístico de Carga Seca de Sohar e, segundo a Vale, se enquadra na estratégia do país árabe de diversificar sua economia para além da indústria petrolífera.
Fonte: ANBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário