Como Criar uma Mentalidade de Abundância
Grande parte da sociedade parece se basear em uma mentalidade de escassez. Trata-se de uma mentalidade que diz às pessoas que sempre falta algo em nossas vidas, que as oportunidades são poucas e que estão muito distantes. Isto é útil, é claro, para Marketeiros e Publicitários, porque se as pessoas acreditam que algo está faltando, então você pode levá-las a comprar coisas; assim, a economia e a sociedade podem continuar a crescer e prosperar, reforçando uma mentalidade de escassez nas pessoas.
A mentalidade da escassez pode ser muito dolorosa para o indivíduo, além de criar muito medo desnecessário, ansiedade e desespero. Uma mentalidade de abundância, por outro lado, diz que sempre existem novas chances e oportunidades. Isso alivia muito da pressão que você pode sentir se tiver uma mentalidade de escassez que te faça pensar que você só tem uma única chance agora. Ou que faça você se sentir como um fracasso absoluto, só porque você tropeçou e as coisas não deram certo. Uma mentalidade de abundância pode ajudá-lo a melhorar o seu desempenho, já que ao adotá-lo, você estará criando muito menos pressão e ansiedade dentro da sua própria mente.
Aqui estão algumas dicas para criar e reforçar sua própria mentalidade de abundância.
Passos
- 1Procure os sintomas de uma mentalidade de escassez. Se você tiver uma mentalidade de escassez, então provavelmente vai levar as coisas muito a sério. Você pode pensar consigo mesmo: “Se eu falhar, o meu mundo vai acabar”. No entanto, ele não vai, e você sabe disso e precisa se lembrar disso. Mas você acha que ele vai, e começa a ficar excessivamente nervoso e PUFF! Você atraiu esta falha porque sua negatividade tornou-se um obstáculo no seu caminho para o sucesso. Se é um jogo, então você pode se atrapalhar com a bola. Se é uma prova, então você pode não conseguir dormir e vai ter um desempenho ruim. Se for um encontro, você pode parecer muito carente e nervoso e não mostrar uma personalidade mais natural e relaxada. Recupere a sua força lembrando todas as oportunidades que foram oferecidas a você, e saiba que tudo é um fluxo que sempre vai continuar.
- 2Concentre-se na abundância, e não na falta. O que você focar, será o que você verá em seu mundo. Como você não pode absorver tudo ao seu redor, o seu sistema de ativação reticular - seu sistema de foco na mente - irá se concentrar no que os seus pensamentos estão focando. Isto irá permitir que você veja a abundância em seu mundo, e que talvez você possa estar perdendo no momento. Se você, por exemplo, estiver sentindo falta de dinheiro, então não se concentre na sua falta. Concentre-se e pense sobre a abundância de possibilidades no mundo para ganhar dinheiro. Logo, ideias e oportunidades para que isso aconteça vão começar a "aparecer" em seu mundo. É até um pouco estranho como as coisas que possuem soluções para você - talvez livros ou conhecidos - sempre estiveram lá no fundo por um bom tempo, e em um belo dia, de repente, saltam em suas mãos.
- 3Aprecie. Uma maneira rápida de inverter o hábito muito normal de pensar sobre o que você não tem, é simplesmente apreciar. Aprecie sua comida, sua vida, seu teto, seus amigos e familiares e assim por diante. Isso pode não apenas transformar um mau humor em um humor positivo em questão de minutos, como também pode ajudá-lo a perceber as oportunidades que você perdeu ou esqueceu. E isso vai criar uma energia mais aberta dentro de você, uma vibração que fará com que seja mais fácil se concentrar na abundância. Então, crie o hábito de apreciar algo em sua vida por alguns minutos a cada dia.
- 4Organize-se. Quando você não se sente abundante ou bem consigo mesmo ou com a vida em geral, isso pode significar que você simplesmente não está com as coisas no lugar. Mantenha sua casa limpa, as roupas dobradas, seus arquivos digitais no lugar, e suas finanças organizadas. Tenha um pouco de ordem e disciplina, e você começará a ver resultados.
- 5Obtenha uma vibração de abundância de outras pessoas. Já que você recebe uma mentalidade de escassez de, digamos, a publicidade e os meios de comunicação, então você pode mudar esses meios de entrada e assim mudar a sua mentalidade. Reduza o tempo de assistir ao noticiário. Grave seus programas favoritos e pule os comerciais. Ou simplesmente reduza seu consumo de TV e mídias, e ponto final. Substitua a energia de escassez que você recebe a partir destes meios. Como fazer isso? “Passe um tempo” com pessoas que tenham uma mentalidade de abundância. Leia, ouça e assista materiais de desenvolvimento pessoal. Além de ler os seus blogs favoritos de desenvolvimento pessoal, leia histórias de sucesso em livros e revistas. Tenha uma atitude positiva para a abundância e o sucesso de seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Saia com pessoas na vida real que tenham mais de uma mentalidade de abundância e menos de uma mentalidade de escassez. Seja seletivo com o que você coloca em sua mente. Crie o seu próprio ambiente de abundância.
- 6Compartilhe a riqueza. Uma boa forma de reconhecer o quanto você tem é compartilhando. Você sente como se não estivesse ganhando dinheiro suficiente? Dê um pouco dele. Ou que não tem amor suficiente? Dê um pouco dele. Não tem uma validação, apreciação ou reconhecimento suficientes? Dê tudo isso para outras pessoas. É difícil sentir que está faltando algo quando você está distribuindo este algo com outras pessoas.
- 7Crie situações onde todos ganham. As pessoas com uma mentalidade de escassez tendem a ver cada relação como ganhar ou perder, do tipo: "Ou é você ou sou eu, cara, e eu prefiro que seja eu." Por outro lado, as pessoas com uma mentalidade de abundância tentam criar relacionamentos mutuamente benéficos, onde ambas as partes podem ganhar. Em vez de ganhar um argumento, por exemplo, tente chegar a um consenso onde ambos ficarão felizes. Ao invés de competir, colabore.
- 8Lembre-se. É muito fácil escorregar de volta para os seus velhos padrões de pensamento. Você simplesmente esquece o que deveria realmente estar pensando. Uma ferramenta útil para evitar sair da linha é usar os lembretes externos. Você pode, por exemplo, usar notas escritas colocadas em lugares que você não pode deixar de ver várias vezes por dia – seu espaço de trabalho, geladeira e espelhos - ou colocar um bracelete em seu pulso. Ver palavras ou citações que te lembram da sua nova mentalidade de abundância pode ajudar a sua mente a retornar ao espaço mental correto novamente.
- 9Quando você enfrenta a sua maior perda, poderá encontrar a sua maior oportunidade.Se você perdeu seu emprego e está perto de perder a sua moradia, você pode vender qualquer coisa que não gosta, quer ou precisa imediatamente para reduzir seus bens físicos. Isso significa menos coisas para fazer uma mudança, então começar de novo pode muito bem ser para o lugar onde você sempre quis viver. Você tem que encontrar uma maneira de ganhar a vida, por isso pode começar algo que você sempre quis fazer, ao invés de apenas procurar um emprego... qualquer emprego. Mire alto. Essas crises são o ponto na vida em que tudo o que você guardou para si pode ser deixado para trás, e se mover em direção a algo melhor do que você já teve vai fazer quaisquer sacrifícios valerem a pena. É muito diferente de ser medíocre e pensar pequeno, porque você está apenas começando, ou está adotando um estilo de vida reduzido, que algumas vezes é visto como fracasso. Use a chance de dar a si mesmo algo que o dinheiro não pode comprar, como o tempo e a liberdade.
Dicas
- Quando o sentimento de escassez estiver forte, lembre-se dos tempos anteriores, quando você tinha abundância. Perceba que você pode recriar circunstâncias semelhantes mais uma vez.
- Aprenda a enfrentar a realidade, vivendo em suas próprias condições. Muitas pessoas têm o hábito de copiar e invejar os outros que têm mais posses. Fazer isso pode estragar o seu dia ou a sua vida. É importante, portanto, viver dentro dos seus recursos, ao mesmo tempo em que procura maneiras de melhorá-los. Você estará livre do estresse e da competição excessiva que não resultam em qualquer satisfação.
- Um exemplo real da mentalidade de abundância é o movimento "copyleft", que foca em afrouxar as restrições dos direitos autorais tradicionais. Mais e mais pessoas estão licenciando seus trabalhos com a licença GFDL ou a Creative Commons, ou até mesmo liberando o conhecimento para o domínio público. Por exemplo, Leo Babauta, fundador do famoso blog Zen Habits, decidiu liberar todo o seu conteúdo para o domínio público. Muitos programadores de software compartilham programas livremente e gratuitamente no espírito do código aberto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário