sábado, 26 de novembro de 2016

DIAMANTE

DIAMANTE

Diamante - mapadiamante é um cristal formado do carbono que constitui a matéria mais dura produzida pela natureza terrestre.
Comercializados como gemas preciosas, os diamantes possuem um alto valor agregado.
Além da extração natural, há a produção de diamantes sintetizados industrialmente. No entanto, o resultado são quase sempre cristais de dimensões reduzidas para poderem ser comercializados como gemas.

História

Minas de diamantediamante foi descoberto e primeiramente explorado na Índia, em depósitos aluviais ao longo dos rios PennerKrishna e Godavari.
Provavelmente foram descobertos há mais de 6 mil anos atrás, sendo utilizados como medalhões religiosos na Índia Antiga.
Antoine Lavoisier
Antoine Lavoisier
Em 1772, o químico francês Antoine Laurent de Lavoisier descobriu que o diamante é composto decarbono.
No século XIX a popularidade do diamante se expandiu pelo mundo, graças às melhorias nas técnicas de corte e polimento, ao crescimento da economia mundial e o aumento da oferta no mercado.
No século XX, os especialistas desenvolveram métodos de classificar os diamantes e outras pedras preciosas baseados nas características mais importantes para o seu valor como uma joia. A mais importante e mais usada é o quilates, medida de peso das pedras preciosas, adotada desde 1907.
diamante foi sintetizado em 1955 pelos cientistaFrancis BundyTracy HallHerbert M. Strong eRobert H. Wentorf, da empresa norte-americana General Electric Company, embora já em 1880 J. Balentine Hannay, um químico escocês, tivesse produzido minúsculos cristais.
Cristais com a qualidade de pedras preciosas, só se conseguiram sintetizar em 1970 por Strong eWentorf, num processo que exige pressões e temperaturas extremamente elevadas.

Características e Aplicações

Diamante bruto
Diamante bruto
diamante é um cristal de carbono formados em alta temperatura (900 a 1.300°C) e pressão (45 a 60 quilobares) em profundidades de 140 a 190 quilômetros do manto da Terra.
Os diamantes são trazidos para a superfície da Terra através do magma de profundas erupções vulcânicas, que esfria-se nas rochas magmáticas conhecidas como kimberlitos lamproites 
diamante é o mais duro material de ocorrência natural que se conhece, com uma dureza de 10 (valor máximo da Escala de Mohs). Isto significa que não pode ser riscado por nenhum outro mineral ou substância, exceto o próprio diamante.
Diamante lapidado
Diamante lapidado
Por causa desta característica recebeu este nome, que deriva-se da palavra grega adámas, que significa inquebrável.
Cristaliza no sistema cúbico, geralmente em cristais com forma octaédrica (8 faces) ou hexaquisoctaédrica (48 faces), frequentemente com superfícies curvas, arredondadas, incolores ou coradas.
Os diamantes puros são quase transparentes e incolores. Os coloridos são diamantes que contêm impurezas ou defeitos estruturais que causam a coloração.
Diamantes coloridos
Diamantes coloridos
Conforme a impureza pode-se encontrar , por ordem da raridade, diamantes amarelos, seguido pelo marrom e incolor, então por azul, verde, preto, rosa, laranja, roxo e vermelho. O diamante negro ou carbonado, não é verdadeiramente preto, mas possui numerosas partes escuras que dão às gemas sua aparência escura.
Os diamantes naturais são exclusivamente usados na indústria joalheira. Os diamantesque não tem uso joalheiro terão uso industrial, utilizados nas pontas de brocas e serras, como pó abrasivo, em circuitos eletrônicos etc.

Produção

Mina de diamante de Mirny, na Yakutia, oeste da Rússia
Mina de diamante de Mirny, na Yakutia, oeste da Rússia
Os diamantes são extraídos de rochas formadas do magma das profundezas da Terra, como o  kimberlito e a lamproite. Diamantes brutos extraídos são convertidos em gemas através da lapidação, um procedimento delicado, de conhecimentos científicos, ferramentas e experiência.
Lapidação de diamante
Lapidação de diamante em Amsterdã, Holanda
O seu objetivo final é produzir uma joia facetada, onde os ângulos específicos entre as facetas permita otimizar o brilho dodiamante, que é a dispersão de luz branca, ao passo que o número e a área das facetas se determina o peso do produto final. A redução de peso é significativo sobre o corte e pode ser da ordem de 50%.
Segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos, cerca de 35 países possuem reservas de diamante em seu subsolo, sendo que mais de um terço estão no subsolo australiano.
Aproximadamente 65% dos diamantes originam-se África Centro-Sul, embora jazidas importantes são exploradas no CanadáÍndia , Rússia , Brasil e Austrália.
A produção mundial em 2012 foi de 18.400 kg de diamantes. A República Democrática do Congo e a Rússia foram responsáveis por 45% da produção mundial.
Confira abaixo os maiores produtores mundiais de diamante natural em 2012, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos:
Produção de Diamante Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário