sábado, 14 de janeiro de 2017

10 MARAVILHAS GEOLÓGICAS QUE VOCÊ AINDA NÃO CONHECE

10 MARAVILHAS GEOLÓGICAS QUE VOCÊ AINDA NÃO CONHECE

Desertos de sal, gêiseres, formações rochosas, nascentes termais… confira abaixo uma lista com dez maravilhas geológicas dos mais diversos lugares do mundo. 



1. CASTELO DE ALGODÃO

a97312_g197_1-cotton-castle-1
Em turco, o nome “Pamukkale” significa “Castelo de Algodão”, e é fácil imaginar por que a maravilha geológica recebeu este nome. Está situada na cidade antiga de Hierápolis, na Turquia, onde algumas das antigas tumbas na necrópole da cidade tornaram-se parte da paisagem. O local em si é uma série de fontes termais e rochas calcárias, quase brancas e concêntricas, dando uma aparência quase etérea. As fontes termais precipitam o carbonato de cálcio e produzem estas estranhas estruturas que nos parecem quase orgânicas.



2. TORRES DE GELO

a97312_g197_2
O Monte Erebus é um dos maiores vulcões ativos da Terra, alcançando quase 4 quilômetros acima do nível do mar. Além de alimentar o lago de lava, o gás vulcânico do monte sobe através das rachaduras nas rochas vulcânicas que cercam o cume do Erebus, criando um sistema intrincado de cavernas de gelo sobre toda a montanha.



3. FLY GEYSER

a97312_g197_9-geyser
Pode parecer algo de outro planeta, ou pelo menos de um jogo ou filme de ficção científica. No entanto, essas imagens são bem terráqueas.
Este gêiser pode ser encontrado em Hualapai Valley, no Nevada, EUA. É um fenômeno pouco visto, já que está em terras particulares.
Em 1916, os proprietários do lugar estavam à procura de água, na esperança de tornar produtiva esta área desértica do estado. Deu certo e o poço trabalhou por décadas. No entanto, a broca que o perfurava atingiu um bolsão d’água e o resultado foi este lindo gêiser.



4. FORMAÇÃO ROCHOSA DE KASHA KATUWE

a97312_g197_4-tent-rocks
“Cônicas e cômicas”, estas rochas são resultado de erupções vulcânicas, entre seis e sete milhões de anos atrás. Embora sejam uniformes em seu formato, as rochas variam em altura de alguns metros a 90 metros.



5. O VALE DA LUA

a97312_g197_5-valley-of-the-moon
Ischigualasto, que significa “o lugar onde você coloca a Lua”, é um vale argentino repleto de formações geológicas incríveis, como pedras tão arredondadas que parecem enormes bolas de gude. A terra já foi fértil, mas agora é árida e rica em fósseis, que atraem paleontólogos de todo o mundo.



6. ACIDENTE GEOGRÁFICO DE DANXIA

a97312_g197_10-red-sandstone
Danxia significa “nuvem rosada”. Este fenômeno geológico, que pode ser visto em vários lugares na China, consiste em um relevo formado por arenitos avermelhados, que sofreram erosão ao longo do tempo. O resultado é uma paisagem constituída por montanhas e falésias curvilíneas, além de muitas formações rochosas incomuns.



7. POÇO ENCANTADO

a97312_g197_7-enchanted-well
Este “Poço Encantado” é nosso, está localizado no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, a aproximadamente 400 quilômetros de Salvador. Esta piscina gigante possui 120 metros de profundidade e a água é tão transparente que as rochas e troncos de árvores antigas são visíveis na parte inferior. Quando o sol alcança uma certa posição, a luz vem através de uma fenda e cria um reflexo azul na água. O acesso a esta lagoa é altamente controlado para a proteção ambiental de seu ecossistema raro e delicado.



8. A FLORESTA DE PEDRA

a97312_g197_8-china
O Shilin (chinês para “floresta de pedra”) é um exemplo impressionante de topografia cárstica, um tipo de relevo caracterizado pela corrosão das rochas. Suas rochas são feitas de pedra calcária e parecem brotar da terra. É conhecida desde a Dinastia Ming como a “Primeira Maravilha do Mundo”.



9. WULINGYUAN

a97312_g197_3-wuligyan
A região de Hunan é repleta de paisagens dramáticas, e Wulingyan é uma de suas maiores atrações. Esta maravilha geológica é composta de mais de 3 mil pedras de calcário, com belas cachoeiras e algumas das maiores grutas de calcário da Ásia.



10. SALAR DE UYUNI

a97312_g197_6-salar-uyuni
O Salar é uma das imagens icônicas da Bolívia, um deserto de sal maciço no meio do altiplano andino. É um deserto praticamente plano, que ao refletir o sol cria um efeito de espelho com o céu. Há diversos lagos no deserto com cores estranhas dos depósitos minerais na região.
Estima-se que o local contenha aproximadamente 10 bilhões de toneladas de sal, das quais cerca de 25 mil toneladas são extraídas anualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário