segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Investidores arrecadam grandes retornos sobre ações do Brasil em 2016

Investidores arrecadam grandes retornos sobre ações do Brasil em 2016

Foi um ano surpreendentemente grande para os investidores corajosos o suficiente para colocar dinheiro em ações brasileiras, apesar de o país ter passado de 2016 batendo a pior recessão em um século e abalado pela instabilidade política. Paradoxalmente, o ano de crise econômica, impeachment presidencial e escândalos intermináveis ​​de corrupção na maior #Economia da América Latina também foi um ano de ‘boom’ para a Bolsa de Valores de São Paulo.
O índice Ibovespa ganhou 38,9% no ano, seu primeiro ano no azul desde 2012. Isso aconteceu apesar da turbulência política causada pelo processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, um escândalo de corrupção maciça na Petrobras, economia encolhendo cerca de 3,49%, seu segundo ano de profunda recessão. O mercado pode ter obtido um impulso de confiança a partir da resolução do drama de impeachment prolongado, que terminou com a instalação de #Michel Temer no poder em agosto deste ano.
As ações da Petrobras ganharam 121,9% nesse ano. As ações da Vale, maior produtora mundial de minério de ferro, aumentaram cerca de 129% e as ações da produtora de aço Gerdau subiram 189,2%. ”O mercado de ações e o real brasileiro decolaram em 2016 em comparação com outros mercados mundiais. Eu não acho que isso tem a ver com questões domésticas como a crise política ou impeachment. Isso teve um papel, mas é realmente sobre os preços das commodities, especialmente o petróleo “, disse André Perfeito, economista-chefe da consultoria Gradual Investimentos.
Isso fez com que fosse a moeda com melhor desempenho em relação ao dólar em uma cesta mundial seguida pela Gradual Investimentos. Mas a empresa alertou que a tendência poderia ser revertida em 2017.
“A projeção média para o final de 2017 é de 3,50 reais para o dólar no relatório Focus do Banco Central. E o consenso entre os analistas internacionais é que a chegada do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deveria traduzir-se em um dólar mais forte devido à reação da reserva federal as suas ambições fiscais”, disse a consultoria.
Mercados podem ter respirado um suspiro de alívio quando Temer assumiu logo após o impeachment de Dilma Rousseff, terminando meses de instabilidade. Temer rapidamente lançou a austeridade como uma das reformas destinadas a recuperar a economia problemática nos trilhos.
Mas seu próprio governo foi rapidamente apanhado no escândalo da Petrobras, que derrubou vários ministros acusados ​​de terem participado na corrupção multimilionária da companhia estatal de petróleo. A investigação em curso parece constituir uma ameaça crescente para Temer. ”Há um certo otimismo com o novo governo. Mas as reformas ainda estão em uma fase muito precoce e a questão política ainda é muito delicada por causa da Operação Lava Jato”, afirmou André Perfeito.
O #Brasil parece pronto para finalmente sair da recessão em 2017. Mas ainda é um longo caminho do ‘boom’ dos mercados emergentes da década de 2000, quando investimentos foram realizados graças a um “super-ciclo de commodities” que alimentou o crescimento vertiginoso. O governo prevê que a economia cresça 0,8% em 2017. Economistas estão prevendo um crescimento de apenas 0,5%, de acordo com a última pesquisa do banco central.
Fonte: BR Blasting

Nenhum comentário:

Postar um comentário