Ouro fecha em alta em Nova Iorque impulsionado por dólar fraco após entrevista de Trump
O contrato futuro de ouro fechou em alta nesta quinta-feira (12) sendo a quarta sessão consecutiva de ganhos do metal precioso. A queda do dólar e as incertezas em relação ao governo de Donald Trump fizeram com que o ouro mantivesse os recentes ganhos. O contrato para fevereiro, negociado na Comex, a divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), fechou em alta de 0,27%, a US$ 1.199,80 por onça-troy.
A coletiva de imprensa do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, realizada ontem, fez com que o dólar tivesse uma queda generalizada – o que impulsionou o ouro, já que o metal é cotado na divisa americana e fica mais barato para investidores que operam em outras moedas quando o dólar recua.
A falta de sinalização de Trump sobre o futuro da economia americana gerou cautela nos mercados acionários americanos, fazendo com que investidores buscassem segurança. Com isso, o ouro subiu e os juros dos Treasuries recuaram nesta quinta-feira.Dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) também falaram nesta quinta-feira, em diferentes eventos. O presidente da unidade de St. Louis do Fed, James Bullard, disse que não espera mudanças muito drásticas na política monetária do BC americano.
Já Dennis Lockhart, do Fed de Atlanta, afirmou que espera dois aumentos neste ano, em uma sinalização diferente da que foi dada pelo Fed em dezembro, quando o BC dos EUA afirmou que haveria três aumentos nos juros por ano até 2019.Um cenário de aperto monetário mais lento favorece o ouro. O metal sofre com taxas de juros mais altas já que compete com ativos cujos rendimentos são maiores, como os yields dos Trasuries.
Fonte: JC
Nenhum comentário:
Postar um comentário