sábado, 3 de junho de 2017

A JOALHERIA ARTÍSTICA

A JOALHERIA ARTÍSTICA




Jóia-Pintura
A textura na moldura do broche-pendente
acentua a cristalização da água-marinha de coleção
A função da arte
Arte estimulante é essencial na vida de todo ser perspicaz, despertando o supra-sensível que há no homem. Ao expressar seu conhecimento e filosofia, o artista retrata a visão sobre seu tempo e coloca a alma na sua obra, para atribuir-lhe um sentido. A diferença entre a criação artesanal e a artística é que a primeira é na sua essência expressão emocional de um grupo, enquanto a segunda é expressão racional de um indivíduo.
A função da jóia-arte
Joalheria contemporânea provém da arte e do ofício tradicional e das variantes conceituais de vanguarda, delimitadas na realização das peças, na qual novas formas de expor pensamentos inventivos são experimentadas. Faz-se necessário hoje criar para os adornos-jóias, através da arte, símbolos originais com os quais se possa ter uma identificação mais real e humana. Joalheria de arte, assim como escultura e pintura, revela com clareza o estilo de quem a concebe e, nesse caso, a usa.
Os diferentes processos na fabricação de jóias
Joalheria de autor é composta por peças feitas à mão pelo próprio mentor, mas nem sempre oriunda de projetos. Muitas vezes, as jóias são determinadas por ensaios ou fatalidades que venham a ocorrer durante a execução. Na joalheria industrial, o designer de jóias, usando a computação ou assistindo o modelador, produz protótipos para a seriação das peças, manualmente acabadas. E, em geral, na joalheria conceitual, o artista, com tempo exíguo, supervisiona a elaboração dos temas inovadores por um artesão de sua escolha.
A contribuição da jóia artística para a joalheria
A busca do novo pelo novo, a arte para a mídia, não permite a experiência se acumular ou se aprofundar em significação artística. Portanto, a tradicional arte da joalheria está longe de ser ditada por moda efêmera, como se quer fazer crer. As cores das gemas oscilam apenas entre a gama de tons fortes ou pastel, de acordo com pesquisas recentes sobre suas tendências. Criações artísticas são uma ferramenta ímpar, alavancando as vendas da indústria e agregando valor sem igual às exportações. Invenções inusitadas são imprescindíveis para o desenvolvimento tecnológico da indústria e para melhor orientar artífices em seus ofícios. Arte também edifica: a Modern Tate Gallery foi construída com o lucro do governo inglês da exposição solo do artista Damien Hirst, em Nova Iorque.
As classes distintas de joalheria
Arte regional é excludente: todos compreendem uma peça de Fedor Dostoievsky, mas muito poucos entendem uma do Mauro Rasi sobre suas tias de Bauru. Ferreira Gullar em seu livro Argumentação contra a morte da arte nos esclarece: "A capacidade criadora do artista consiste em transcender o que é particular, regional, e erigi-lo em expressão universal. Quando o consegue, a obra se torna, por seu conteúdo, universal e, por sua forma, nacional. A obra de arte, antes de ser nacional, tem que ser obra de arte".
No Brasil atual, o designer de jóias conceituais abre caminhos para o setor, mas é ainda visto como designer de jóias artesanais ou industriais, por falta de uma classe distinta de joalheria de arte. Portanto, cabe à classe conscientizar-se da importância de se organizar e conquistar seu próprio espaço, como acontece na Europa.
Jóia-Escultura
Esculpida no ouro do anel, a cristalografia destaca o resplendor das facetas naturais do diamante bruto
Jóia-Pintura
A fita em ouro na moldura do broche-pendente realça as faixas coloridas das turmalinas, pintadas com as cores da natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário