quinta-feira, 15 de junho de 2017

DESENHO DE JÓIAS

DESENHO DE JÓIAS
Técnica para coloração de gema


Patrícia Peixe *



Na representação gráfica artística de uma jóia, a coloração do metal e de suas gemas é muito importante para uma boa visualização da peça.
Existem várias técnicas para coloração de gemas. Escolhi a técnica da pintura com lápis aquarelado em papel vegetal por achar que proporciona um ótimo efeito de acabamento.
Detalhes são muito importantes para diferenciar uma gema de outra, por isso a gema tratada aqui será uma turquesa, onde ensinarei como colorir e traçar os seus veios característicos. O tipo de cravação também deve ser definido e representado; darei uma dica de como representar uma cravação inglesa.
Neste passo-a-passo descrevo como colorir uma turquesa em lapidação cabochon:
PASSO-A-PASSO

Desenhe duas circunferências, uma dentro da outra, conforme a figura ao lado. Escolha um lápis aquarelado de cor azul claro ou turquesa e risque sobre um plástico com textura (DICA: Pode ser uma capa “L” de plástico transparente texturizado). Misture um pouco de água sobre a cor riscada com um pincel. Passe a tinta preparada, deixando a área de luz livre.
Com o pincel úmido, espalhe a tinta formando um degradê. Espere secar. Com um lápis preto, risque o plástico texturizado, até formar uma pequena quantidade de pó. Com um esfuminho espalhe este pó de lápis preto na parte externa inferior da circunferência, para fazer a sombra. Repare no sombreado da figura ao lado.
Com um pincel e guache preto desenhe os veios da gema conforme mostra a figura ao lado. Seu desenho de gema cabochon está pronto, mas será necessário praticar até que o esfumaçado fique uniforme e natural.
Para representar uma cravação inglesa você deve fazer uma outra circunferência em volta do desenho da turquesa. Raspe o lápis amarelo ouro no plástico texturizado, misture pouca água e pinte a espessura do metal com esta mistura.
Para fazer a luz na parte superior do metal utilize o lápis amarelo limão, também fazendo a mistura com água. Espere secar e faça o sombreado raspando o lápis marrom e aplicando com esfuminho.
Reforce os contornos com lapiseira 0.3. Com o guache branco e um pincel, aplique um fino feixe de luz por cima da parte iluminada da pedra. Atenção: É muito importante que as partes iluminadas do metal e da pedra estejam na mesma direção e o sombreado da peça no lado oposto a elas.
Seguindo este passo-a-passo você pode pintar inúmeras outras gemas em lapidação cabochon, apenas modificando as cores e formatos. Observar e treinar muito é importantíssimo para aproximar seu desenho cada vez mais de um resultado satisfatório!

Nenhum comentário:

Postar um comentário