Como resultado do conflito, que envolveu 17 países,morreram 10 milhões de solados e outros 21 milhões ficaram feridos. Em consequência da guerra, 13 milhões de civis foram mortos.
Participaram da Primeira Guerra Mundial: Alemanha, Brasil, Áustria-Hungria, Estados Unidos, França, Império Britânico, Império Turco-Otomano, Itália, Japão, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino da Romênia, Reino da Sérvia, Rússia, Austrália e China.
Leia também: Tríplice Aliança e Tríplice Entente.
Causas da Primeira Guerra Mundial
Foram vários os fatores que desencadearam a Primeira Guerra Mundial. Desde o final do século XIX o mundo vivia em tensão. O extraordinário crescimento industrial tornaram o conflito inevitável a medida que acirravam os choques de interesse econômico e político entre as potências industrializadas.O expansionismo alemão e sua transformação na maior potência industrial da Europa fizeram brotar contra ela uma enorme rivalidade principalmente na França, Inglaterra e Rússia.
O antigermanismo francês se desenvolveu como consequência da Guerra Franco-Prussiana, quando a derrotada França foi obrigada a entregar aos alemães as regiões de Alsácia e Lorena, esta rica em minério de ferro. A rivalidade russo-germânica foi causada pela pretensão alemã de construir uma estrada de ferro ligando Berlim a Bagdá, rica em petróleo, além de passar por regiões onde os russos pretendiam aumentar sua influência.
O antigermanismo inglês se explica pela concorrência industrial alemã. Às vésperas da guerra os produtos alemães concorriam em mercados que eram dominados pela Inglaterra.
A rede de alianças era uma bomba armada pronta para explodir. Em 1908 a Áustria anunciou a anexação da Bósnia-Herzegovina, contrariando os interesses sérvios e russos. No dia 28 de junho de 1914, um estudante bósnio assassinou o herdeiro do trono austríaco Francisco Fernando e sua esposa, em Sarajevo, capital da Bósnia. Esse duplo assassinato foi o pretexto para a explosão da Primeira Guerra Mundial que durou até 11 de novembro de 1918.
Fases da Primeira Guerra Mundial
Com artilharia pesada e 78 divisões os alemães passaram pela Bélgica, violando a neutralidade, venceram os franceses na fronteira e rumaram para Paris. O governo francês transferiu-se para Bordeaux e na Batalha de Marne, conteve os alemães, que recuaram.
Depois, franceses e alemães firmaram posições cavando trincheira ao longo de toda a frente ocidental. Protegidos por arame farpado, os exércitos se enterravam em trincheira, onde a lama, o frio, os ratos e o tifo mataram tanto quanto as metralhadoras e canhões.
Em 1917, os Estados Unidos que se mantivera fora da guerra, apesar de emprestar capitais e vender armas aos países da Entente, principalmente à Inglaterra, entra no conflito. Declarou guerra à Alemanha, por temer seu poderio imperialista e industrial.
Embora a Alemanha continuasse sofrendo sucessivas derrotas, seus aliados tivessem se rendido, o governo alemão continuava na guerra. Esfomeado e cansado, o povo alemão se revoltou e os soldados e operários forçaram o kaiser (imperador) a abdicar.
Formou-se um governo provisório e foi proclamada a República de Weimar. No dia 11 de novembro de 1918 o novo governo assinou a rendição alemã. A Primeira Guerra chegava ao fim, mas a paz geral só foi firmada em 1919, com a assinatura do Tratado de Versalhes.
A reação aos efeitos do tratado estão entre as principais consequências da Primeira Guerra Mundial e que, em 1939, pouco mais de 20 anos depois, provocaram a Segunda Guerra Mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário