Vegetação do Brasil
Divididos entre grupos florestal e campestre, os tipos de vegetação florestal ocupam cerca de 60% do território brasileiro, enquanto a área restante é campestre.
Pampa
Essa vegetação surge no Brasil, exclusivamente no Rio Grande do Sul, em virtude do clima subtropical.
Cerrado
O tipo de vegetação presente na área de cerrado é caracterizado pelo clima tropical sazonal, em que o inverno é seco e chove no verão.
No cerrado, encontra-se arbustos, árvores retorcidas e gramíneas.
Amazônia
Lá o clima é equatorial, quente e úmido.
Há nela uma grande variedade de espécies vegetais, dentre as quais citamos: castanheiro, cipó, guaraná, jatobá, palmeira, seringueira e vitória-régia.
A floresta amazônica é a vegetação brasileira mais atingida pelo desmatamento.
Mata dos Cocais
Surge em climas equatorial úmido e equatorial semiárido. É lá que surgem os babaçus, árvore típica desse local, e outras árvores de grande porte, tais como açaí, buriti e carnaúba.
Mata das Araucárias
Nela surgem várias espécies vegetais, com predominância o pinheiro-do-paraná, árvore alta que mede mais de 30 metros. Daí resulta a formação de uma floresta bastante densa.
Mangue
Trata-se de um tipo de vegetação litorânea, que surge em regiões alagadiças, e onde o clima é tropical e subtropical.
Caatinga
Também surgem plantas como o facheiro e o mandacaru, mas no favorecimento de umidade, podem crescer na caatinga árvores como aroeira, baraúna e juazeiro.
Pantanal
É nas áreas alagadas que surgem as gramíneas, enquanto os arbustos e palmeiras crescem nas áreas onde o alagamento acontece de forma ocasional.
Há espécies da floresta tropical, por sua vez, que crescem nas áreas onde não há alagamentos.
Mata Atlântica
As espécies incluem cedro, imbaúba, ipê, jambo, palmiteiro, pau-brasil e peroba. Nela ainda é possível encontrar vegetação nativa em 8% da sua área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário