quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Após quase 20 anos, Icomi deve retomar atividade de mineração em Serra do Navio

Após quase 20 anos, Icomi deve retomar atividade de mineração em Serra do Navio


Indústria e Comércio de Minérios S. A (Icomi). anunciou que está finalizando as ações de licenciamento para retomar as atividades de extração e comércio de manganês no Amapá. A empresa diz que está cumprindo os acordos judiciais estabelecidos em 2013 que vão permitir a volta dos trabalhos em minas de Serra do Navio, município distante 203 quilômetros de Macapá.
Na última semana, o empreendimento recebeu a Certidão de Anuência da prefeitura do município para atuar na mineração. A empresa diz ter garantida na Justiça a propriedade sobre atividade de exploração de manganês na cidade. Pelo menos 3,9 milhões de toneladas de minério estocadas na cidade serrana pertencem à Icomi, que atuou por quase 50 anos na região.
“Nós já recebemos do Ministério das Minas e Energia a Portaria Ministerial nº 480/2016, ratificando a Licença de Operações do Imap, a nossa L.O. datada do último dia 11 de agosto, culminando agora com a Anuência do município de Serra do Navio”, disse o diretor executivo da Icomi, Marcelo Velásquez, durante recebimento da certidão no município. Segundo a Icomi, houve liberação federal para trabalhar inicialmente no aproveitamento de rejeitos de manganês restantes da atuação anterior da mineradora na região entre 1953 e fim da década de 1990. A empresa aguarda o término do licenciamento para iniciar os trabalhos.
Em 1997, a empresa chegou a anunciar que iria parar com a exploração de manganês nas jazidas existentes no Amapá. O motivo era porque, na época, não existia mais viabilidade econômica e mercado para o teor de minérios existentes no município de Serra do Navio.
Após decidir voltar ao estado em 2013, a Icomi justificou que mudou de ideia porque “surgiram novas tecnologias, desde a lavra até o beneficiamento do minério, que atualmente voltou a ter um preço competitivo no mercado internacional”.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário