Granito azul perolado
O granito é um material usado com frequência em construções. Entre o tipo mais raro, e por conseguinte, mais caro está o granito azul. Uma opção acessível nesse grupo é a tonalidade azul prateada, conhecida como granito azul perolado.
Origem
O granito azul perolado é extraído na Noruega. Valorizado pela sua cor azul prateada, a pedra é distribuída em toda a Escandinávia e para o mundo em ladrilhos e material para bancadas de cozinha.
Características
Embora o nome da pedra indique uma cor azul, ela é realmente mais prateada ou um azul metálico do que um azul verdadeiro. A quantidade excessiva de mica na pedra, junto com quartzo, dão a pedra um brilho perolado quando polida, dando origem ao seu nome. A superfície da pedra é composta por manchas brancas, cinzas, azul-cinzas e pretas. Ao invés de ter veias de cor como algumas pedras, essa tem um padrão salpicado de cor.
Variações de cores
Como qualquer pedra natural, esse tipo pode variar de peça para peça e até mesmo dentro de uma mesma. Alguns pedaços ou ladrilhos podem estar mais para o prata, enquanto outros podem ter mais azul. Ela pode ter grandes seções de preto, branco ou prata concentradas em uma área, em vez de um padrão uniforme em toda a superfície. Não é raro encontrar placas de granito que têm grandes manchas de quartzo preto na superfície, ou outras que tenham uma extremidade mais clara do que a outra.
Tipos
O granito azul perolado pode vir em tons diferentes, dependendo de onde a pedra foi extraída. O tipo GT é um dos mais brilhantes e mais azúis e, portanto, um dos mais caros. O Marina Pearl é uma variação que está mais perto de prata ou cinza do que azul, enquanto o Azul Royal tem uma cor mais clara no fundo caracterizado por cristais azuis profundos na superfície.
Desbastar
Como todos os granitos, esse tipo pode ser desbastado para ter um acabamento liso e fosco ao invés de um polido. Este procedimento irá produzir uma cor menos brilhosa e mais suave do que a pedra polida teria. O desbaste também mostrará mais fissuras ou rachaduras naturais na pedra, que o polimento esconderia, pois as grandes quantidades de mica causa mais fissuras. Esse procedimento mostrará mais o azul da pedra, escondendo o perolado e realçando as cores mais profundas, mantendo a aparência mais escura e mais serena.
Fonte: DNPM
Fonte: DNPM
Nenhum comentário:
Postar um comentário