quinta-feira, 14 de setembro de 2017

As pedras de Diamonique são como diamantes verdadeiros?

As pedras de Diamonique são como diamantes verdadeiros?


As pedras de Diamonique são como diamantes verdadeiros?
As pedras Diamonique têm tanto similaridades quanto diferenças em relação aos diamantes verdadeiros (Creatas/Creatas/Getty Images)
Os diamantes são apreciados em joias por sua durabilidade e brilho intenso. Eles são também comumente usados em anéis de noivado. Contudo, os diamantes são extremamente caros, o que leva muitas pessoas a procurar alternativas. A empresa QVC tem uma linha de produtos chamada "Diamonique", que são joias contendo pedras similares a diamantes. Elas são feitas de zircônia cúbica e têm tanto similaridades quanto diferenças em relação aos diamantes verdadeiros.

Diamantes

Um diamante é uma pedra preciosa composta de carbono que tem propriedades únicas. Ele é uma das substâncias mais duras da Terra, tendo pontuação de 10 na escala de dureza de Mohs. Ele também é a substância com o maior ponto de fusão e é o melhor condutor de calor. Para usos em joias, o diamante tem um dos maiores índices de refração em relação a outras pedras preciosas, de valor 2,42, o que significa que poucas pedras podem equiparar-se a ele ou exceder seu brilho. Os diamantes incolores são os mais usados em joias, exceto por alguns outros raros e desejáveis, que podem existir em várias cores.

Zircônia cúbica

A zircônia cúbica é um material criado artificialmente com o nome técnico de dióxido de zircônio. Quando achado naturalmente, o dióxido de zircônio é chamado baddeleyíta e tem a mesma composição química da zircônia cúbica, mas com uma estrutura de cristal diferente. A forma de cristal da zircônia cúbica possui pequenas quantidades de óxido de ítrio e óxido de cálcio adicionados. Mudar a estrutura do cristal permite que a pedra possa ser cortada como um diamante. A zircônia cúbica é incolor, mas outras substâncias podem ser adicionadas para criar cores diferentes. Essa substância tem um índice de dureza de Mohs que varia de 8,25 a 8,5 e um índice de refração de 2,15. A zircônia cúbica é uma das mais populares e baratas imitações de diamante e o principal componente das pedras de Diamonique.

Similaridades

Para um amador, distinguir visualmente a zircônia cúbica de um diamante pode ser difícil. Ambos tem um alto índice de refração, resultando em brilho parecido quando cortadas. A zircônia cúbica tem os mesmos cortes de um diamante, de forma que suas formas são idênticas. A diferença mais óbvia entre esses dois materiais é que uma pedra de Diamonique pesa mais do que um diamante do mesmo tamanho. Visualmente, os diamantes verdadeiros e as pedras de Diamonique são quase indistinguíveis.

Diferenças

Quimicamente, as pedras de Diamonique não âm qualquer semelhança com os diamantes verdadeiros. Elas são também mais macias e podem ser riscadas por muitos outros materiais mas, com o cuidado adequado, o usuário da pedra Diamonique pode nunca perceber, pois elas também são bem duras. Além disso, devido ao fato de serem pedras de imitação, e não pedras preciosas, que são muito mais raras, as Diamonique não possuem o valor de revenda de um diamante real. Apesar de as pedras Diamonique e os diamantes reais parecem quase idênticos, os diamantes tem mais valor devido à sua raridade.
Fonte: Joia br

Nenhum comentário:

Postar um comentário